Spotify anuncia aumento de 76% no consumo de músicas e podcasts pela Geração Z
O Spotify lança nesta quinta-feira (18) a 5ª edição do Culture Next, o relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify Advertising que explora os hábitos de streaming da Geração Z e as tendências culturais emergentes.
A 5ª edição do relatório anual de cultura e tendências globais Culture Next, do Spotify, revela que no primeiro semestre de 2023, a Geração Z ouviu mais de 560 bilhões de músicas e mais de 3 bilhões de episódios de podcast, um aumento de 76% em relação ao ano anterior, o que a consolidou como o grupo que cresceu mais rápido em número de streamings de música e podcasts em comparação ao 1º eao 2º trimestre de 2022.
O levantamento da plataforma realizou várias análises de dados qualitativos, quantitativos e internos, com foco em diferentes segmentos da Geração Z (15 a 24 anos) com base na faixa etária, e comparações com os Millennials (25 a 40 anos).
A agência cultural para jovens Archrival foi chamada para conduzir 10 grupos focais pelo Zoom, além de 15 entrevistas aprofundadas. A conversa englobou cerca de 48 pessoas entre Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura.
Houve ainda entrevistas aprofundadas com influenciadores de opinião dos setores de publicidade e áudio. As análises qualitativas se somaram a uma pesquisa global quantitativa com a Rep Data em junho de 2023, com a participação de 11.250 pessoas (cerca de 750 participantes em cada mercado). As conclusões também são baseadas nos dados internos e na Streaming Intelligence exclusiva do Spotify.