Jacquin: ‘Não tenho problema em aprender’
A Band apresentou nesta terça, a jornalistas, a nova temporada do ‘Masterchef’, a primeira feita no Brasil com candidatos já escolados na cozinha, o ‘Masterchef Profissionais’.
Embora o clipe lá apresentado seja uma sucessão de pratos muito elaborados, Paola Carosella assegura que o programa não há de afastar da frente da TV aquele fiel telespectador interessado em reproduzir em casa os pratos e dicas lá exibidos. “Um profissional pode dar boas dicas de como se faz o purê perfeito, por exemplo”, disse ela, em resposta ao TelePadi, durante o evento. A jornalista Ana Paula Padrão também lembrou que ela, por não ser uma profissional na cozinha, muitas vezes age em cena com os olhos do telespectador e questiona sobre o que é apresentado, quando não sabe do que se trata.
Ana Paula contou ainda que Erick Jacquin a emocionou, ao admitir a um candidato que o competidor preparou determinado prato de uma maneira que o chef e jurado do programa não conhecia. “Você ver alguém da estatura do Jacquin admitir que não sabia fazer aquilo daquele jeito e que passará a adotar outro procedimento naquele preparo é emocionante”, falou Ana. “Eu não tenho nenhum problema em dizer que aprendo com o programa, e aprendo muito com os candidatos”, arrematou o francês.
Henrique Fogaça, que compõe o time, também endossou a alta identificação gerada pela atração, capaz de arrastar toda a família para a frente da TV. Reconhece que a presença de cozinheiros mais profissionais reduz o índice de tolerância e concessões do júri. “Não é que eles estarão mais exigentes, mas as provas, por si só, já darão esse nível extra de exigência”, explicou Ana Paula.
Sucesso de audiência, repercussão na internet, via Twitter, e, consequentemente bem sucedido em anunciantes, o ‘Masterchef’ tem sido investimento quase isolado na Band, em meio a tantas produções que saíram de cena. A temporada da vez soma 11 episódios e 14 candidatos, com estreia anunciada para o dia 4, na tradicional faixa das 22h30 das terças-feiras. Às sextas, já a contar do dia 7, os episódios estarão no Discovery Home&Health, às 19h30, chegando mais ao alcance das crianças, que compõem um público bastante interessado na competição.
A maior parte dos desafios envolve serviços de restaurantes. Uma das novidades da temporada é o vestiário, onde os competidores colocam os dólmãs antes do início das provas. E o que os candidatos podem fazer nos vestiários, que não fariam na cozinha? “No vestiário, podem fumar escondido”, brincou Jacquin, “ou chorar”.
O grande vencedor levará R$ 170 mil e um Nissan Kicks 0km. Os dois finalistas levam R$ 1 mil por mês, por um ano, em compras com o cartão Carrefour, que se mantém como fiel patrocinador da atração. Já o curso do Le Cordon Bleu Paris prometido aos candidatos do ‘Masterchef’ amador, esse não tem. Até porque, alguns competidores da temporada da vez, como Eliane Carvalho, de Cuiabá, já têm a famosa escola na formação profissional.