Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

HBO incrementa HBO GO, rumo a modelo Netflix

magnifica
Desde o ano passado, a HBO vem sinalizando que seu conteúdo um dia estará disponível para quem quiser pagar só por ele, tipo Netflix, via streaming, e não por todo um pacote mastercaro de TV paga, como ainda é o caso. E que esse dia, embora não tivesse previsão de chegar, não estaria longe. A estreia desse serviço VOD (Video On Demand), aqui tratado como HBO GO, à América Latina, já aconteceu na Colômbia e logo desembarcará na vizinhança. No Brasil, havia uma questão de servidor a ser resolvida, argumentava o canal. E não é que o negócio já possa ser anunciado, mas uma boa repaginação da HBO GO, anunciada para esta quarta-feira, 28, pode ser tratada como mais um passo rumo ao conteúdo HBO sem dependência de operadora de TV paga.
A reforma da HBO GO é tratada como parte das comemorações do 25° aniversário do canal na América Latina.
Embora o consumo de vídeo sob demanda ainda engatinhe no Brasil, esse modo de ver TV representa imensa maioria entre os espectadores dos programas do canal. Estamos falando em algo em torno de 82%. Hoje, só assinantes do pacote Premium HBO/MAX podem acessar a HBO GO, para ver as séries, filmes e documentários lá exibidos, quando e onde quiserem, por dispositivos móveis ou PCs. A atualização da plataforma, segundo informa a HBO, “é um passo necessário para permitir, posteriormente, um serviço ‘à la carte’, por meio da assinatura pela internet.” É tudo que os fãs de séries como ‘Game of Thrones’ esperam.
A nova versão promete acesso mais rápido, simples e dinâmico aos conteúdos, o que não é difícil: a navegação da página, como é hoje, ainda é bem truncada e fica muito aquém da facilidade propiciada, por exemplo, pela Netflix. Quando você assiste aos episódios de uma série, o fim de um capítulo não leva o espectador diretamente ao próximo, demandando novos cliques em busca do episódio a seguir. E se você assistiu ao 5º episódio há três dias e não se lembra em qual deles parou, a plataforma também não o direciona ao trecho onde você parou.
Uma das novidades da reforma da vez é a seleção multilíngue, que permite ao espectador escolher o idioma (português, inglês ou espanhol) de áudio e legendas.
Aliás, a HBO vem oferecendo pela HBO GO acesso gratuito, a assinantes ou não, do 1º episódio da 2ª temporada da série brasileira ‘Magnífica 70’, com Marcos Winter, Simone Spoladore, Adriano Garib e Maria Luisa Mendonça, sob direção de Cláudio Torres e produção da Conspiração Filmes. O episódio só vai ao ar na TV no dia 2 de outubro.
A oferta de um serviço on demand sem necessidade de operadora e pacotão de TV paga não significa o fim da presença da HBO como canal por assinatura na TV. Ela passará a ter as duas possibilidades como modelo de vendas. Mas a chegada da HBO GO em versão solo também haverá de reduzir seu custo nos pacotes cobrados pelas operadoras, que prometem renegociar os custos, a partir do momento em que a grife for oferecida dessa outra forma.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione