Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Falta imaginação? Globo usa mesma trilha de série da HBO em nova novela

Às vezes, o apelo de uma canção vale mais do que o pudor em imitar o vizinho ao lado.

Ao anunciar as primeiras chamadas de “Os Dias Eram Assim’, próxima novela das onze (anunciada como “super Série”), a Globo sacou da gaveta a comovente “Sangue Latino”, sucesso do Secos & Molhados, na voz de Ney Matogrosso. De Ângela Chaves e Alessandra Poggi, duas novas autoras na condição de titulares, a história se passa entre 1970 e 1985, tendo como contexto a maior parte do período da ditadura militar no Brasil. É inegável que os primeiros acordes de “Sangue Latino” despertam a atenção de qualquer ouvido, até do mais distraído. O caso é que a mesmíssima canção abre a série “Magnífica 70”, da HBO, produção nacional da Conspiração, que retrata o cinema da Boca do Lixo na São Paulo dos anos 70.

E daí? A HBO virou dona da música? Não. É claro que ela pode ser usada por qualquer um. O caso é que nem HBO nem Globo são “qualquer um”. Tratam-se das duas grifes mais caprichosas na produção de TV no Brasil. Por mais tentadora que seja a ideia de usar a música, a Globo peca pela falta de imaginação ou pela falta de uma pesquisa que a leve a outra opção, e certamente estamos falando do período mais profícuo da música popular brasileira: não faltam alternativas de trilhas comoventes no período da ditadura,inclusive no breve, mas intenso repertório do próprio Secos & Molhados. Por mais que a HBO seja um canal premium, para poucos, fica a sensação de que a Globo ainda se sente única no universo da teledramaturgia nacional, ignorando o que se faz fora de seus domínios. Some a isso o fato de “Magnífica” ter entrado no ar há apenas dois anos. A segunda temporada estreou ainda em setembro passado, tudo muito próximo.

Para a novela que vem aí, que tem toda a pinta de ser ótima, não é um bom começo.

Aqui, a abertura de “Magnífica 70″…

 

… E o trailer da Globo.

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione