Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Contemporânea, ‘Apocalipse’ rompe fila de novelas bíblicas de época na Record

Sérgio Marone e Guilherme Winter vão repetir dobradinha na linha de frente de 'O Apocalipse'

Quando “O Rico e o Lázaro” se despedir da tela da Record TV, em novembro, a emissora dará início a mais uma novela bíblica, mas não mais com direito a figurino de época.

“O Apocalipse” será o quinto folhetim de uma sequência de enredos extraídos da Bíblia, desde “Os Dez Mandamentos”, seguido de “Os Dez Mandamentos 2”, “A Terra Prometida” e agora, “O Rico e o Lázaro”. Mas “O Apocalipse” será a primeira produção bíblica da casa, incluindo as minisséries realizadas antes das novelas, com narrativa contemporânea e até uma pitada de anos 80, quando a história de Vivian Oliveira começa.

O flashback desse período recente se localizará numa primeira fase da novela, a princípio com mais de três capítulos, informa a autora, Vivian Oliveira, a mesma responsável pelo sucesso de “Os Dez mandamentos”.

“Como a gente queria dar essa dimensão global, vamos ter gravações em Jerusalém, Roma, outras regiões da Europa, Estados Unidos e Rio”, avisa a autora, ao TelePadi, durante evento promovido pela Record para apresentação de sua nova programação à imprensa, no Rio.

Outra referência forte a “Os Dez mandamentos” será a repetição de Guilherme Winter e Sérgio Marone como mocinho e bandido na trama que anuncia o fim dos dias. O primeiro será Benjamin, o herói, e o segundo, o “anti-Cristo”.

Pergunto a Vivian se é uma estratégia para pegar carona no hit de Moisés. Ela nega: “Não, foi uma decisão da casa, e até ficamos receosos em repetir o par. Pensamos: ‘será que vai ser bom? Não foi uma decisão por marketing. O Marone, a gente queria nesse papel. E depois de pensarmos em vários nomes, acabamos chegando ao Winter”.

Vivian nos conta ainda que Selma Egrei e Joana Fomm terão participação apenas na primeira fase da história, que será aberta com um tsunami, um evento visualmente capaz de traduzir a ideia de fim de mundo. A produção reserva alto volume de trabalho no campo da pós-produção, o que pede que as gravações ocorram com certa antecedência. A tsunami, por exemplo, será realizada em agosto, a três meses da estreia, e logo ser submetida a efeitos especiais capazes de dar a dimensão da desgraça.

De todas as tramas bíblicas feitas até aqui, esta também será a mais desvinculada de qualquer relato do livro original. “Os Dez Mandamentos tinha a trama principal, que estava na Bíblia, do bebê Moisés e tal. Eu tinha só uma premissa, mas tudo o que levava a história foi criado, mas agora é mais livre ainda. Em relação ao que a Bíblia traz sobre o Apocalipse, temos só a previsão das guerras e desgraças.”

Com “Os Dez Mandamentos” arrebatando grande audiência em outros países, incluindo a larga bilheteria alcançada pelo filme, pergunto se Vivian já está rica. “Não estou rica”, ela ri.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione