Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Haja Coração’: Teodora não morreu e reaparece na internet

A Globo demorou para aprender a fazer bom uso de seu elenco e conteúdo em suas plataformas digitais, mas a coisa vai ficando cada vez melhor. Depois do bem sucedido spin-off (série derivada) do Mão de Luva, personagem de Marco Ricca que se revelou um sucesso em Liberdade Liberdade’, agora é a vez de Teodora Abdala, a ricaça vivida por Grace Gianoukas na novela das sete, ‘Haja Coração’, viver seus dias de protagonista pela Globo Play e GShow.

Dessa vez, a Globo promove um cruzamento de mídias (TV e web) ainda mais bem amarrado.

Dada como morta num acidente de helicóptero, Teodora reaparece viva em uma ilha deserta onde passou os últimos seis meses ao lado de um macaco, uma cabra e um pescador sexy pescador (Epaminondas, vivido por Guilherme Chelucci. Foi ele quem a salvou do tubarão que mutilou seu dedo, único item seu encontrado pela família após a queda da aeronave no mar.

A websérie traz detalhes dessa boa vida de Teodora em oito episódios, que serão publicados um a um, diariamente, até culminar com a volta da personagem à novela pela TV, no capítulo do dia 17.

Não tem erro. Teodora é divertida, Grace faz jus à personagem, e Haja Coração é um hit de audiência na Globo. Já se vai longe o tempo que achavam que a internet poderia canibalizar a TV. A verdade é que uma tela alimenta a outra e o anunciante, que paga a conta, sempre sai feliz.

De Daniel Ortiz, ‘Haja Coração’ é uma releitura de ‘Sassaricando’, de Silvio de Abreu. A Teodora original, vivida por Jandira Martini na pré-história da internet, não teve a mesma sorte. Voltava à cena só como fantasminha, para continuar a infernizar a vida do marido, que era ninguém menos que Paulo Autran.

 

 

Abaixo, um resumo dos oito episódios da websérie:

 

Episódio 1 – Cabra Marcada pra Morrer
Após a explosão do helicóptero, Teodora nada desesperada no mar e grita por socorro. Um tubarão aparece e ela começa a lutar com ele, que acaba arrancando um dedo de sua mão. Salva por um pescador, Teodora delira e pensa estar morta. Ele cuida do ferimento dela, que adormece. No dia seguinte, ela acorda melhor e vê que está ao lado de um belo rapaz, a quem chama de Tarzan, que desperta nela muitos desejos. Ele conta a ela que vive lá desde pequeno, pois foi pescar com o pai, o barco se perdeu e o pai faleceu. Ele também gosta de Teodora, a quem chama de Jane, mas diz a ela que tem uma companheira. Ao segui-lo até a cabana onde mora, ela pede ajuda após passar por uma cobra e descobre que ele vive com uma cabra, a Elizabeth.

Episódio 2 – Cada Macaco no seu Galho
Teodora conhece um macaquinho, que dá o nome de Cornelius, e se torna seu confidente. Tarzan não gosta de Cornelius e se afasta. Teodora vê um riacho e vai se banhar. Ao sair, percebe que suas roupas desapareceram. Ela desconfia de Tarzan e o procura. Ele nega, a afaga e eles namoram na cabana. Elizabeth vê Teodora e lhe dá uma chifrada. Teodora rola morro abaixo e exige que Tarzan escolha entre ela e a cabra. Tarzan sai, deixando Teodora desiludida. Ela vê Cornelius e cobra suas roupas. Neste momento, Tarzan se aproxima com as roupas e diz que se separou de Elizabeth.

Episódio 3 – Uma Cabana, um Amor
Teodora enlouquece Tarzan num jogo de sedução quando escutam o som de buzina de um navio. Teodora corre e grita pela praia tentando ser vista, no entanto, o navio se afasta. Teodora se entristece e diz que quer voltar a São Paulo. Ela faz uma bandeira com suas roupas. Tarzan se decepciona com a vontade de Teodora de voltar à civilização e vai embora. Teodora sente e arma um plano para tê-lo de volta: botar fogo em sua cabana para que Tarzan venha salvá-la. Ela tenta, mas não consegue fazer fogo com as pedras. Tarzan a observa sem ser visto. Teodora vai pescar e, quando volta, vê fumaça subindo por trás da mata. Ela se desespera ao ver a cabana de Tarzan em chamas achando que ele morreu. Enquanto desabafa com Cornelius, Tarzan sai da cabana e a reconquista. Teodora arranca a bandeira da areia e entra, radiante, na cabana com seu Tarzan.

Episódio 4 – Não é a Mamãe!
Teodora e Tarzan estão em clima de romance. Ele revela que na verdade se chama Epaminondas e ela diz que seu nome é Teodora. Tarzan se choca por ser o nome da mãe dele e passa a evitá-la. Sem querer, ele a chama de mãe, e Teodora se perturba. Ela tenta mudar o clima, mas Tarzan passa a vê-la como uma santa, à imagem e semelhança de sua mãe. Tarzan grita e foge mato adentro. Teodora se enerva. Ela, então, adota a estratégia de fazer o papel de mãe para curá-lo – e dá certo. Tarzan deixa de vê-la como mãe e os dois se beijam.

Episódio 5  -– Até que a Ilha os Separe
Durante a pescaria, Tarzan pesca a mala de Teodora com todos os objetos dentro. Ela vê a carteira e se emociona com fotos de Fedora (Tatá Werneck) e do pai. Tarzan percebe a tristeza da amada e lhe faz uma surpresa: um pedido de casamento, com direito a uma concha com dois anéis de madeira. Teodora aceita, vibrando de alegria, e propõe uma despedida de solteiro. Tarzan não sabe do que se trata, ela explica e ele arquiteta algo. Conversando com Cornelius, ela supõe que ele possa estar com Elizabeth e se enerva. Teodora vai à procura dele e o vê com a cabra. Com a fúria da ricaça, Elizabeth foge. Teodora pede explicações a ele, que diz que, na separação, a cabra havia ficado com todas as suas coisas e ele quis recuperar o paletó para o dia do casamento. Teodora fica sem graça e o perdoa. Os dois se casam à beira-mar com a foto do pai de Teodora como testemunha. A noite de núpcias é maravilhosa, porém, quando despertam, Tarzan se mostra machista e autoritário. Teodora se preocupa.

Episódio 6 – A Mala Amada
Tarzan, com olhar vigilante, protege e mima Teodora, que fica encucada. Ela desabafa com Cornelius. Enquanto conversa com o macaco, Tarzan entra na cabana e Cornelius foge. Tarzan se irrita, mas amolece logo depois. Ele entrega um presente a Teodora: uma espécie de burca feita com folhas de bananeira. Ela veste e fica contrariada. Tarzan aprova o figurino. Ele sai e Cornelius volta à cabana. Tarzan retorna, e o macaquinho entra na mala para não ser visto.  Tarzan reclama da comida de Teodora e da bagunça da casa, enquanto vai abrir a mala. Ela implora para que ele não abra. Tarzan desconfia, pressiona Teodora e joga a mala no mar. Teodora entra na água e salva Cornelius. Ao voltar para a cabana, não vê mais seu Tarzan e planeja tê-lo de volta.

Episódio 7 – Entre Varas e Beijos
Teodora sente falta de Tarzan e chora, porém, o abatimento é rápido. Ela traça um plano para reconquistá-lo e começa a malhar. Tarzan a vê correndo pela praia, e Tedora o cumprimenta com um aceno sóbrio. Ela conversa com Cornelius na frente de Tarzan, que amarra a cara, enciumado. Tarzan a procura. Teodora age com frieza e ele percebe, também fazendo jogo de ciúme. Os dois se encontram depois e disfarçam, mas o bate-boca é inevitável. Ele diz que fará uma festa de recasamento. Teodora sente e diz a Cornelius que perdeu Tarzan para Elizabeth, mas vai à praia para conferir o  evento. Com ar superior, ela procura por Elizabeth, mas vê Tarzan sentado de paletó à sombra de velas. Explodindo, cobra explicações. Tarzan ri, deixando-a sem graça. Ele se desculpa por ter sido ciumento e a pede novamente em casamento. Ela o questiona sobre o vestido estilo burca e sobre a amizade com Cornelius e ele faz concessões. Ela aceita, e os dois se beijam.

Episódio 8 – A Dois Passos do Paraíso
Teodora e Tarzan passeiam de mãos dadas, felizes, e depois namoram. Teodora questiona por que comem goiaba e não outras frutas e ele, severo, diz que tudo é permitido menos maçã. Revela que seu pai morreu engasgado com uma maçã e Teodora fica sem graça. Teodora deseja loucamente uma maçã e pede ajuda a Cornelius. No dia seguinte, Tarzan acorda assustado dizendo que sonhou com o pai e ele anunciou o fim da ilha. Teodora o conforta e ele reitera que comer maçã é proibido. Teodora desiste da maçã, deita e dorme. Em sonho, é acordada por um dedo que a cutuca. Ao abrir os olhos, vê a si mesma  com a roupa que vestia quando o helicóptero caiu no mar.  É a Teodora 2. Teodora e Teodora 2, conversam. A segunda, cheia de autoridade, insiste para que Teodora 1 coma a maçã. Ela acorda assustada  e grita por Cornelius. O macaco a leva para o mato, e uma maçã cai sobre sua cabeça. Teodora saboreia a fruta e logo escuta um helicóptero sobrevoando a ilha. Um policial a vê e promete resgatá-la. Teodora, sem querer ser encontrada, foge em direção a Tarzan, que está temeroso. Ela diz que comeu a maçã e que irão embora da ilha. O casal é resgatado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione