‘Papo de Mãe’ supera média de audiência da TV Cultura e ganha conteúdo extra para web
No ar há quase quatro meses na TV Cultura, o “Papo de Mãe”, programa com edições diárias apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, só cresce e se multiplica.
Desde a última quarta-feira, o título passou a ganhar um bônus de conteúdo no site da TV Cultura: uma vez por semana, a plataforma da emissora na internet passa a trazer o “Momento com o Especialista”, com respostas para dúvidas de mães, pais e criadores.
A novidade vem na esteira da excelente audiência alcançada pelo programa em tão curto espaço, e quando digo “excelente”, lembre bem, estamos tratando dos modestos parâmetros da TV Cultura. Em duas de suas três exibições diárias (11h45 e 17h45), o “Papo de Mãe” somou, para cada uma, 2 pontos de média consolidada por todo o mês de julho. Isso nos permite dizer, fácil fácil, que o “Papo” tem frequentado a casa dos 3 pontos de pico em suas edições, nível que a programação da TV pública de São Paulo tem alcançado muito raramente, em ocasiões esporádicas. Os dados são do Gfk, instituto de medição de audiência que a Cultura contratou, no lugar do Kantar Ibope Media. A primeira edição do dia, às 8h, é a que menos alcança o público, com 0,6 ponto de média em julho.
Calçada num produto que já sabe ser de grande interesse para o público e se enquadra perfeitamente na proposta de um canal público, do qual se espera sempre serviços de utilidade pública, o assunto que se estenderá na web, via “Momento do Especialista”, enfoca conselhos de profissionais de todo o Brasil dedicados a várias áreas, como saúde e educação. No espaço digital, eles respondem às perguntas enviadas para o e-mail momento@papodemai.com.br
A divulgação das pautas e seus respectivos retornos acontece pelo site da TV Cultura e pelas redes sociais da emissora, como Facebook, Twitter e Google +.
Depressão pós-parto, desmame, saúde bucal, distúrbios de comportamento, educação escolar, alimentação, peso do bebê e desfralde serão tratados em posts explicativos toda semana. A ideia é aproximar e facilitar o contato do público do programa com assuntos que, muitas vezes, não têm respostas prontas e confiáveis na internet. O assunto que abriu a seção, esta semana, foi alimentação infantil, tema contemplado pela pediatra Rafaella Calmon e pela psicóloga Renata Yamasaki.
O “Papo de Mãe” chegou à TV Cultura graças à crise institucional (e financeira) que se abateu na TV Brasil, a TV pública da esfera federal, onde nasceu. Diante da falta de verba da TV Brasil, que promoveu um desmanche na grade de programação e a troca de comando após o impeachment da presidente Dilma Roussef, o “Papo de Mãe”, assim como outros programas, ficaram na berlinda. Foi sua sorte. Com assunto de alto interesse público e para o público, o programa veio de encontro à proposta da Cultura e aos anseios de anunciantes interessados em patrocinar um nicho que gera uma infinidade de dúvidas e aflições em pais e criadores. Experiência para abordar o assunto, as meninas Mariana e Roberta já tinham. À TV Cultura, coube apenas acomodar o interesse de patrocinadores de modo a atender também ao interesse da plateia.