Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Carol Duarte sofre primeira mutação para transformar Ivana em Ivan

Carol Duarte se prepara para transformar Ivana em Ivan em 'A Força do Querer'. Foto de Estevam Avellar/Divulgação

Tantos capítulos após seu início, “A Força do Querer” começa a apresentar o resultado da trama mais comentada na história de Glória Perez, antes mesmo da estreia: a partir da próxima semana, Ivana, a personagem transexual vivida por Carol Duarte, começa a se apresentar de fato com os efeitos dos hormônios que vem consumindo para se ver no corpo masculino que sente ter.

Foram gravadas as cenas em que a personagem, filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), conta para toda a família que descobriu ser transexual. Na sequência, ela mesma corta seus cabelos. A cabeleira de Ivana, afinal, sempre presa de qualquer jeito, era algo preservado pela garota durante todo esse tempo em que ela procurava manter alguma expectativa da mãe em relação à imagem de Barbie que alimentava da filha, mas também um trunfo guardado pela equipe de caracterização da novela para esse momento em que a menina se transforma fisicamente em menino.

Metaforicamente, no entanto, a imagem do corte das madeixas tem toda a representação da cisão entre Ivana e Ivan, nome que virá com o novo visual.

A própria atriz cortou seus cabelos. Foto de Estevam Avellar/Divulgação

 

“Essas cenas marcam a transição da Ivana para um caminho de liberdade. É um desafio enorme cortar o cabelo em cena, mas as equipes de direção e produção estudaram muito a melhor forma de fazer isso, então estou otimista. Tenho certeza de que teremos um resultado impactante no ar”, contou a atriz, antes do início das gravações da cena, segundo texto distribuído pela Globo nesta quarta.

Para dar à sequência a atenção que ela merecia, a equipe de produção da novela preparou um roteiro de gravações reduzido, com menos cenas a serem realizadas no dia. O caso de Ivana mereceu muita conversa entre atores e direção, mais ensaios que o normal e gravações com rarars interrupções, a fim de não azedar o frescor das cenas. Nem o diretor artístico da novela, Rogério Gomes, esperava concluir todas as cenas em um só dia. 

Para Maria Fernanda Cândido, a sequência representa uma despedida de Ivana. Joyce sofre um bocado ao ver os fios de cabelos da filha cortados, no chão, com a devida dramaticidade exigida pela situação – e por uma novela, claro.

Carol Duarte posa com figurino completo em fase de mudança de gênero na novela das 9

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione