Em véspera de Rock In Rio, estudo aponta que 49 milhões assistiram a cenas musicais na TV em 2017
Mais de 49 milhões de pessoas já assistiram a programas musicais na TV em 2017, aponta estudo feito pela Kantar IBOPE Media, publicado com exclusividade pelo TelePadi, bem às vésperas de mais um Rock in Rio.
Segundo levantamento da Targe Group Index, solução do instituto, 64% dos entrevistados concordam com a frase “a música constitui parte importante em minha vida”. Desse bolo, 20% vão a shows – desse universo, 76% frequentam casas de espetáculos, 55% vão a shows ao ar livre e 48% assistem a shows em estádios.
Entre todas as pessoas ouvidas, 62% escutam música no rádio.
Nos cálculos do Kantar IBOPE Media, a pesquisa representa os hábitos da população brasileira entre 12 e 75 anos, o equivalente a mais de 86 milhões de pessoas. O estudo foi feito entre janeiro e dezembro de 2016.
O montante de 49 milhões de telespectadores mencionado no título corresponde a 72% dos dados referentes ao PNT, o Painel Nacional de TV, da Kantar IBope Media, que mensura a audiência de TV em 15 regiões metropolitanas do País. Mas a pergunta que provocou esse resultado se contentava com pelo menos 1 minuto de programa musical visto pela TV aberta ou fechada, de janeiro a agosto deste ano, nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente pela empresa.
E, se a pergunta se referia a apenas 1 minuto de programa musical, o conceito de “programa musical” também foi bem filtrado, Reality shows e competições envolvendo música não foram contabilizados, o que exclui hits como “The Voice”, “X-Factor”, “Dança” e “Show” dos Famosos, o que renderia uma plateia certamente maior. Foram considerados apenas programas que têm a música como foco principal, como atração composta por clipes musicais, shows, reportagens e entrevistas com os mais diversos representantes do cenário musical local, nacional ou internacional.