Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Rodrigo Lombardi e Malu Mader anunciam aplicativo para os Dentistas do Bem

Rodrigo Lombardi empresta voz à apresentação de aplicativo para Dentistas do Bem

Dentista que assina o sorriso de uma extensa lista de famosos, Fábio Bibancos sempre contou com o apoio de seus ilustres clientes para a iniciativa da Turma do Bem (Tdb), Ong que está completando 15 anos, com mais de 70 mil crianças atendidas e 750 mulheres/travestis que, atingidos pela violência doméstica ou social, tiveram seus sorrisos recuperados. O caso é que essa história ganha novos contornos a cada ano, sempre ultrapassando mais e mais o campo da odontologia, em um belo filme que tenho o prazer de testemunhar desde os créditos iniciais.

Nesta quarta, 15 de novembro, véspera da premiação do Melhor Dentista do Mundo, promovida pela Tdb como encerramento de uma programação de palestras e eventos que duram três dias, na bela cidade mineira de Poços de Caldas, Bibancos anunciou a criação do Ismyli, aplicativo que reunirá os profissionais do Sorriso do Bem como se fosse um Facebook só para seus voluntários.

O app é apresentado em belo vídeo, com texto interpretado por um time de atores conhecidos das telas e dos palcos, como Rodrigo Lombardi, Malu Mader, Lu Grimaldi, Marcelo Várzea, Leopoldo Pacheco, Cássio Scapin e Mel Fronckowiak.

Mais que um Facebook, o novo aplicativo, disponível para Androids e, ainda em fase de testes, para iPhones, permitirá que seus voluntários façam compras, inclusive de material odontológico, pela plataforma, gerando recursos para a própria Ong. “O modelo de Ong que depende de patrocinadores e verba de governo morreu”, decretou Bibancos. “Fomos buscar novos meios de sustentação. A filantropia, como a gente conheceu, não funciona mais, todo mundo está buscando novos meios de sobrevivência”.

 

O Sorriso do Bem tem João Vitti como mestre-de-cerimônias e contará com um depoimento de sua atual nora, Tatá Werneck, namorada de seu primogênito, Rafael Vitti, em vídeo gravado para ser exibido na noite da premiação, esta quinta. Outro depoimento foi gravado para a ocasião traz a pequena Maísa Alves para endossar um projeto social comovente anunciado também na véspera da premiação, por Bibancos, e envolve as meninas atendidas pelo projeto.

Cuidando das meninas

A Tdb verificou, ao longo de tantas experiências consumadas com a saúde bucal de menores carentes, que o índice de meninas que abandonavam o processo era muito alto. “Percebemos que havia muitas meninas que abandonavam o tratamento, enquanto os meninos, em geral, concluíam tudo”, disse Bibancos. “Fomos investigar as razões disso e descobrimos que a gente embelezava as meninas, arrumando os dentes, e isso motivava mais assédio e gravidez precoce.”

Um grupo de 15 meninas foi então selecionado para ter seus anseios ouvidos pela Ong. Todas falaram muito no sonho da festa de debutante e associavam a felicidade ao encontro do dito príncipe encantado. A Tdb então propôs a estudantes de direito que se ocupassem dessas meninas como madrinhas delas, ouvindo-as e aconselhando-as com informações sobre empoderamento feminino e independência. Passaram a lhes dar uma perspectiva de felicidade que não depende de príncipe, aumentando, assim, sua autoestima e o aprendizado em se defender de assédios e humilhações.

Emocionadas, as 15 apadrinhadas deram seus depoimentos ao vivo, no evento, levando a plateia de voluntários e convidados às lágrimas. O grupo terá seu desenvolvimento acompanhado pela Ong e inspira a criação de estudos semelhantes em escalas maiores, oxalá. Um primeiro passo está dado para um futuro que assegure maior confiança a essas mulheres.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione

  • sem tags para o post