Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Pressionada por Netflix, HBO acelera serviço sem vínculo com TV paga

Rodrigo Santoro em 'Westworld': 2ª temporada chega em 2018

A semana se encerra com um aviso da HBO, aguardado por muita gente já há mais de dois anos: em comunicado distribuído à imprensa nesta sexta, 17 de novembro, a programadora avisa o seguinte:

“A HBO Latin America está trabalhando em uma nova maneira de oferecer HBO GO ao mercado brasileiro. Muito em breve, revelaremos detalhes do serviço. Aguarde.”

O texto é assinado pelo departamento de Relações Públicas da programadora, acompanhado por uma bela imagem de Rodrigo Santoro na série “Westworld”, que terá sua 2ª temporada exibida em 2018, ainda sem data definida.

A HBO anunciou pela primeira vez em outubro de 2015 que pretendia trazer ao Brasil um meio de consumo mais direcionado a quem se interessa por seus produtos. Até aqui, dois anos depois, o consumidor local continua forçado a assinar um pacote de TV por assinatura, caso queira acessar a HBO GO, e os pacotes com HBO são os mais caros. Uma assinatura básica da Netflix sai a cerca de R$ 20, enquanto um pacote com HBO nas operadoras, e só isso dá acesso à HBO GO e a todo o conteúdo de seus canais, não sai por menos de R$ 200,00.

Com os recentes investimentos na Netflix no Brasil, o que inclui a contratação de duas profissionais que cresceram sob os domínios da HBO, e a pretensão de produzir 20 séries por ano no Brasil, a programadora parece disposta a apressar esse processo de concorrência.

No último dia 1º, questionado sobre as previsões para o lançamento da HBO GO no Brasil, em versão solo, o vice-presidente corporativo de Networks da HBO Latin, Gustavo Grossmann, evitou falar em datas. “Até o fim do ano, teremos novidades”, anunciou, sem precisar se o ano a que se referia era o atual ou o próximo. Pelo aviso da HBO na última sexta, pode-se concluir que estamos falando mesmo de 2017.

O lançamento de uma plataforma solo da HBO, bem à moda Netflix, também deve baixar o custo das assinaturas nos pacotes mais caros das operadoras. Considerando que o produto passa a ser oferecido em versões mais baratas fora de sua esfera, NET, Sky, Claro, Vivo e afins passarão a pagar menos por algo que antes era ultra-exclusivo, reduzindo esse custo do pacote dos assinantes.

Viva a concorrência!

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione