‘Masterchef’ perde 29% de audiência em 1 ano e fecha 2017 com seu pior índice
A sensação de que a Band está desgastando a fórmula do “Masterchef”, ao emendar uma temporada na outra, não é apenas sensação, como endossa levantamento exclusivo realizado por encomenda do TelePadi. A mais recente temporada do reality, ou talent show, como a emissora prefere tratar a fórmula, obteve a menor audiência de todas as sete edições que a Band realizou no Brasil, em parceria com a Endemol Shine. Na média final, este último “Masterchef”, que foi a 2ª edição com Profissionais, ficou com 4,9 pontos de audiência na média total e 8,9% de share (participação da Band entre o total de TVs ligadas no horário do programa).
A audiência da final também foi a menor de todas: 5,3 pontos.
Na verdade, a primeira edição, que demorou um pouco a engatar, ficou 0,4 ponto abaixo desta última, no saldo total, mas sua participação entre os aparelhos ligados foi maior, assim como a grande final.
Confira a seguir as médias das temporadas de amadores e profissionais realizadas pela Band, que fez também uma temporada com crianças, entre outubro e dezembro de 2015, com 5,8 pontos de média total:
Os dados são da Kantar IBOPE Media na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 70,5 mil domicílios com TV.
Mesmo assim, a Band ainda tem nova temporada confirmada para estrear em março do ano que vem, de novo com candidatos amadores. As inscrições estão abertas. Afinal, por mais que a audiência do programa tenha caído, o “Masterchef” ainda é um excelente negócio para anunciantes e licenciamento, abrindo todas as prateleiras de uma cozinha para a venda de produtos diversos, sob a grife do programa. E 4 ou 5 pontos, na Band, mais do que nunca, é um latifúndio de audiência.