Boa audiência de ’13 Dias’ na TV endossa que Globo Play não canibaliza Globo. Ainda.
Lançada em novembro pela Globo Play, a minissérie “Treze Dias Longe do Sol”, série de coprodução entre Globo e O2 Filmes, de Elena Soárez e Luciano Moura, estreou com boa audiência na tela da TV. Isso endossa que a antecipação do programa pela internet não há de canibalizar a audiência da TV, como muitos especialistas no assunto já têm apontado, ao contrário: a prévia na web instiga e estende o tal buzz (repercussão e barulho que um determinado assunto geram, com foco nas redes sociais e blogosfera).
Há que se considerar, também, que ainda é muito pequeno o número de assinantes que se dispõe a pagar por um serviço que antecipa conteúdos com exclusividade e, num passo adiante, que consegue consumir todo esse conteúdo lá oferecido.
De todo modo, o que temos hoje é o seguinte placar: “Treze Dias Longe do Sol” teve, na Grande São Paulo, 31 pontos de média de audiência e 47% de participação entre as TVs ligadas. No Rio, foram 32 pontos de saldo, com 49% de participação.
No Twitter, a hashtag #TrezeDiasLongeDoSol esteve por 43 vezes nos Trending Topics Mundo e 74 vezes nos TTs Brasil.
A antecipação do programa pela web, pelo menos nesse momento em que só uns poucos privilegiados (e falo isso em termos porcentuais, já que menos de 20% da população tem acesso à plataforma), é um ganho para o chamado boca a boca do produto. Mas, atenção: só é benéfico quando o negócio é bom. Se o tal boca a boca levar um recado ruim, o efeito é absolutamente inverso.