BandNews condena Lula por unanimidade, antes do fim do julgamento, por ‘erro técnico’
Na era das redes sociais, melhor se antecipar ao pedido de desculpas do que fingir que ninguém viu – mesmo quando o canal tem uma audiência tão modesta, como é o caso da BandNews.
A assessoria do próprio canal enviou comunicado à imprensa informando que cometeu um “erro técnico” ao estampar na tela, ainda no primeiro intervalo do julgamento de Lula em Porto Alegre, a seguinte informação: Ex-presidente Lula é condenado por unanimidade pelos desembargadores do TRF-4 de Porto Alegre”.
A emissora alega que já tinha prontas todas as possibilidades de resultado (condenação unânime, condenação por dois desembargadores e absolvição) para levar a informação ao ar, assim que o julgamento terminasse. Parece que alguém no estúdio apertou o “botão” errado na hora errada.
Mas o fato de esse engano ter justamente acionado o pior resultado para o ex-presidente, evidentemente, gerou uma infinidade de comentários nas mesmas redes sociais, sobre a possível torcida do grupo Bandeirantes pela legenda levada ao ar. A imagem também corre o risco de ser bastante utilizada por operadores de fake news na internet ou de opositores interessados em confundir o público.
O erro durou menos de dois segundos, mas viralizou rapidamente, obrigando o âncora Eduardo Barão a vir para a frente da câmera para explicar a falha e se desculpar pelo ocorrido. A BandNews também se desculpou em sua página no Facebook e no Twitter.