A gente ‘ria do que o regime permitia e achava graça’; hoje não, diz Greg Duvivier a Gil
Gregório Duvivier é o convidado de Gilberto Gil no episódio inédito da série “Amigos, Sons e Palavras” nesta segunda-feira (6), às 20h45. O ator e humorista conversa com Gil sobre o riso, conta como se apaixonou pelo teatro e traça um bom diagnóstico sobre o que diferencia os critérios do humor que se fazia no passado e as criações atuais no campo da comédia.
“Tinha uma coisa nos humoristas de antigamente, que são muito talentosos, que era não rir da maioria”, explica Greg. “Tinha algo de um humor que se via meio como o pensamento de uma maioria, uma maioria imaginada, que não tem a ver com a maioria do IBGE, mas com uma ideia de poder. Você ria do que o regime permitia e achava graça. O que a gente tenta na minha geração, no Porta dos Fundos, é o contrário disso. É rir de quem está armado, a gente só ri de quem tem arma. Eu não vou rir de gente que já apanha nas ruas”, argumenta.
Esta é a 3ª temporada do programa no Canal Brasil. Sob direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, a série promove, nesta safra encontros entre Gil e nomes como Fernanda Montenegro, Marcelo Adnet, Liniker, Glória Pires, Ronaldo Lemos e Hermano Vianna, entre outros, em 13 episódios.
Gil abre o programa sempre cantando alguma música para o convidado e a conversa acontece a partir dali. Com Fernandona, o papo começou com “Palco”. Já com Liniker, o repertório se dá a partir de “Raça Humana”.
Nas temporadas anteriores, o músico já recebeu Caetano Veloso, Fernando Haddad, Andréia Sadi, Xuxa, Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Ivete Sangalo e os filhos Bem e Preta. Boa parte das conversas fica disponível no YouTube, além do serviço de streaming do Canal Brasil e do pacote GloboPlay + Canais.