Ação antipirataria com jogo de futebol fake leva 2 Leões de Bronze em Cannes
Quem já se deparou no YouTube com um vídeo que anuncia uma “Partida Pirata”, assim declarada em título mesmo, entre “Mão Chester x Atlético de Mandirituba”?
Trata-se de uma ação antipirataria, na verdade, planejada pela Mirum, agência digital do Grupo WPP para a DirecTV GO, que rendeu agora 2 Leões de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, na França, nas categorias Entertainment for Sport e Brand Experience & Activation.
No dia 15 de março, usuários que foram ao Google buscar transmissões durante as oitavas de final da Champions League, de forma inocente ou até mesmo com a perspectiva de que poderiam ver o jogo ao vivo de forma gratuita ou sem qualquer contrapartida aplicável, encontraram uma transmissão ao vivo que poderia se comparar a uma partida pirata, onde todos os elementos presentes eram imitações: jogadores, estádio, narradores, juízes, uniformes.
É uma transmissão de péssima qualidade e um jogo repleto de surpresas durante seus 90 minutos. Em determinada altura da partida, o locutor anuncia que um jogador terá de se ausentar do campo para tirar o carro de uma vaga proibida, ou será multado.
O campo se assemelha a um espaço comum, como esses que a gente aluga para bater uma bola, e as grades no entorno mostram carros estacionados do lado de fora. Tudo aponta para uma pegadinha, mas o link atraiu desavisados que sempre buscam ver de graça aquilo pelo qual normalmente se pagaria fora da TV aberta.
O recado é um importante alerta sobre o consumo de transmissão pirata no Brasil, um dos países com maior volume de pirataria do mundo. Cerca de 33 milhões de brasileiros acessam conteúdo fechado de forma irregular, segundo dados da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, a ABTA.
Nos comentários do link, internaturas se divertiram com a ação, comparada até às lendárias e divertidas partidas do Rockgol, da velha e boa MTV do Grupo Abril.
Abaixo, um vídeo com os resultados da ação: