Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Adnet narra paródia brasileira a discurso de soberania de Trump

O “Tá No Ar” não perde o timing e já colocou no ar, pela web, uma versão brasileira das paródias que vêm surgindo mundo afora para o discurso de soberania ditado por Donald Trump. A vanguardista Holanda foi a primeira a ironizar esse negócio de “America first”. Surgiram versões na Dinamarca, na Itália, na Alemanha, na Croácia, na Alemanha e na Suíça, só para citar alguns. O Brasil entra nessa lista com boa performance. Como no caso da Holanda, todas as paródias se encerram com a a humilde e debochada solicitação a Trump: “tudo bem, America first, but, in second”, pode ser a Holanda?/Portugal?/Dinamarca/Alemanha/Suíça, e agora, Brasil?

O texto da versão brasileira vem na voz de Marcelo Adnet, em tom inflado de Trump. Os méritos/desgraças do Brasil são enumerados em tom de deboche – se os americanos têm um animal voador como símbolo do país (a águia), nós também temos o nosso: o Aedes Aegypti. “Transmite dengue, zika, chicungunha, febre amarela (..), um grande assassino, que mata mais do que arma de fogo na América”.

Michel Temer é citado como um presidente que não foi eleito pelo povo e ocupou o lugar de uma mulher, e João Dória mereceu menção como alguém que, assim como Trump, também adora muros, e até pinta todos de cinza. Eike Batista é mencionado como um empresário que agora está por trás de um grande muro, o maior de todos.

Confira aqui o vídeo do “Tá no Ar”, publicado no GloboPlay e no YouTube. A seguir, a versão original, da Holanda, e as versões da Dinamarca, Itália, Alemanha, Croácia, Suíça e Portugal. A viralização mundial da ideia vem criando um bom acervo de piadas sobre cada país e suas rivalidades culturais.

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione