Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Alvo de série de ficção na HBO, expedição de Roosevelt à Amazônia será documentário no Curta!

Chico Diaz fará o Marechal Rondon na série da HBO

Alvo de “O Hóspede Americano”, uma das novas séries da HBO,  a expedição do ex-presidente americano Theodore Roosevelt ao então Rio da Dúvida, na Amazônia, em 1913 e 1914, em parceria com o marechal Cândido Rondon, deve chegar antes à TV, por outro canal e em forma de documentário.

A Cine Group está produzindo para o Canal Curta! o documentário “Expedição Roosevelt-Rondon” (título provisório), quando eles mapearam juntos o rio ainda desconhecido, então batizado de Rio Roosevelt.
Nessa expedição, Roosevelt, que decidiu fazer a viagem logo após perder as eleições americanas, tentou se matar ao pegar malária. Primeiro, pediu que a tripulação o deixasse morrendo no meio da floresta. Sem ser atendido, tentou injetar morfina em excesso, mas foi impedido por seu filho, Kermit. Na aventura, foram atacados por índios (que atiraram uma flecha no cachorro de Roosevelt) e passaram por tribos que nunca haviam tido contato com os brancos.
A produção já gravou entrevistas nos EUA com historiadores e pesquisadores, além de Tweed Roosevelt, bisneto do ex-presidente, e Larry Rohter, ex-correspondente no “The New York Times” no Brasil, que está escrevendo um livro sobre Rondon. Produtor do documentário, o  jornalista João Fernando esteve nos Estados Unidos fazendo pesquisas em bibliotecas e museus para reconstruir toda essa história.
A previsão é que o programa vá ao ar no Curta! em 2019.
Já “O Hóspede Americano”, série que focaliza a mesma visita de Roosevelt à Amazônia, com Rondon, em tom ficcional, irá ao ar pela HBO, com direção de Bruno Barreto. Na produção, da Cygnus Media, Dana Delany será EdithRoosevelt, esposa de Theodore Roosevelt, e Chris Mason viverá o filho do casal, Kermit. Os dois se juntam aos protagonistas, Aidan Quinn e Chico Diaz, que interpretarão o ex-presidente americano e o Marechal Cândido Rondon, respectivamente.

As filmagens começam agora maio em locações na selva amazônica e no cerrado de Mato Grosso, com previsão de exibição em quatro episódios. O roteiro é de Matthew Chapman.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione