Arte1 tem série inédita sobre Villa-Lobos, com Marcelo Bratke
O canal Arte 1 e a produtora Cine Group acabam de colocar no ar uma série bacana sobre o compositor Villa-Lobos: “O Tempo e a Música: Villa-Lobos”. O programa estreou nesta segunda, dia 9, mas tem horários alternativos às quintas, 13h30, e às 23h30; e aos domingos, às 18h30. Os episódios inéditos vão ao ar sempre às segundas, às 21h.
“O Tempo e a Música: Villa-Lobos”, é a segunda temporada de uma série documental sobre a história da música brasileira, agora com apresentação do pianista Marcelo Bratke. Trata-se de um recorte biográfico do compositor, enaltecendo daí todo o legado que sua produção deixou não só para a música erudita brasileira, mas também para a música popular. Villa-Lobos influenciou e até hoje influencia criações musicais.
A direção é de Jana Dalri, com patrocínio do SESI, somando oito episódios dedicados a diferentes etapas da vida de Villa-Lobos que destacam as principais fontes de inspiração e os temas que construíram o vocabulário musical e artístico daquele que é apontado como o maior compositor erudito brasileiro. São eles:
- Infância e Chorões
- Saudades das Selvas Brasileiras
- A Semana de Arte Moderna de 22
- Villa-Lobos em Paris
- O Folclore sou Eu
- Villa-Lobos: o Educador
- Villa-Lobos: Compositor sem Fronteiras
- Os ecos de Villa-LobosAlém de cenas históricas do compositor, entram em cena interpretações inéditas de suas obras e depoimentos de grandes nomes da música erudita e popular. Lá estão: Isaac Karabtchevsky, Turibio Santos, Arthur Nestrovski, Julio Medaglia, Fabio Zanon, Rosana Lamosa, Claudio Cruz, Edu Lobo, João Mauricio Galindo, Yamandu Costa, Roberto Tibiriçá, Irineu Franco Perpetuo, Ligia Amadio, Mariannita Luzzati, Zuza Homem de Mello, Nelson Ayres, Claudia Jaguaribe, Edgard Poças, Camila Titinger, Fortuna e Gilberto Tinetti, entre outros.Toda segunda, às 21h, tem episódio inédito. Vai lá.