Band quadruplica audiência com F1, que perde metade do público na troca de canal
A Band registrou média de 5 pontos de audiência na Grande São Paulo, e 3 no Rio, com a exibição do primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 da temporada 2021, em Bahrein, neste domingo (28), quando o evento mudou de canal, após 41 anos na Globo.
Embora o tricampeão Nelson Piquet, convidado a comentar as expectativas para a corrida na tela da Band, tenha cometido a deselegância de chamar a Globo de “Globolixo”, termo associado aos bolsonaristas, a Fórmula 1 perdeu 50% de seu público na troca da Globo para a Band.
O evento fez muito bem para a rede dos Saad, que cresceu 400% em audiência no horário, com excelente cobertura, mas a F1 rendia de 80% a 100% a mais na Globo, dependendo da região.
A primeira corrida da temporada de 2020 na Globo foi o GP da Áustria, em 5 de julho, com 8 pontos de média e 25% de participação entre os televisores ligados na Grande São Paulo (*). No Rio, o placar foi de 7 pontos, com 24% de sintonia entre as TVs ligadas.
A Band foi sintonizada neste domingo, durante a prova, por 12% das TVs ligadas em São Paulo e 6% no Rio.
No GP de Bahrein pela Globo em 2020, a transmissão, no ar em 29 de novembro, rendeu 9 pontos em São Paulo (mais de 80% acima do placar da Band) e, de novo, 1/4 das TVs ligadas no horário. No Rio, o saldo foi de 10 pontos, mais que o triplo do que alcançou agora na região. A participação entre as TVs ligadas foi de 26%, 450% mais do que a transmissão deste ano.
No Painel Nacional de TV, o PNT, que mede as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país, a Band teve 4 pontos de média e foi sintonizada por 9% das TVs ligadas. A Globo fez 9 pontos no último GP do Bahrein, tendo sido sintonizada por 23% dos aparelhos ligados. No GP da Áustria, que abriu a temporada passada, foram 8 pontos de média e 24% de participação entre as TVs ligadas.
No horário da corrida, a Band ficou em quarto lugar, atrás de Globo, SBT e Record, na Grande São Paulo, maior fatia de público do país.
A Band comemora ainda a chegada ao topo do Twitter como assunto mais comentado do momento e um engajamento que potencializou suas outras plataformas:
No Portal da Band, a transmissão rendeu 870 mil páginas vistas e 265 mil visitantes únicos. Ao longo do fim semana, os conteúdos de Fórmula 1 tiveram 1,3 milhão de page views e 525 mil de visitantes únicos.
O Bandplay registrou 65% de novos usuários, a maioria na faixa de 25 a 34 anos. Só no domingo (até as 20h13), foram contabilizados 23.009 novos cadastros. Até o momento, a plataforma conta com 76.820 usuários.
No Facebook e Instagram, foram 3,2 milhões de impressões com 173 mil engajamentos nas redes sociais da Band com a F1. Já no Twitter, a emissora contabilizou 62 mil tweets sobre F1 na Band e BandSports, com 28 mil usuários usando a #F1naband, ou seja, 45% das menções do Twitter citaram a Band, o que levou o canal à liderança do Trending Topics Brasil.
A corrida também teve transmissão pela BandNews FM.
(*) Dados de audiência, segundo a Kantar Ibope:
1 ponto no PNT = 716 mil espectadores
1 ponto na Grande São Paulo = 2015.377 espectadores
1 ponto na Grande Rio = 125.721 espectadores