Em nota, Band pede que presidente da Caixa se explique sobre declaração
A Band leu no Jornal da Noite deste fim de 22 de maio a seguinte nota, em reação a uma declaração do presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, durante a reunião ministerial de 22 de abril:
“No vídeo da reunião ministerial, liberado pelo STF, aparece o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, dizendo que a Band “está me pedindo dinheiro”. Essa frase soa leviana e irresponsável e tem que ser explicada por esse senhor. A Band se orgulha de operar com lisura na sua área comercial e não admite que qualquer de seus funcionários saia da linha técnica e rigorosa . Repudiamos a insinuação caluniosa que essa frase contém.”
Na reunião, Guimarães disse textualmente o seguinte: “Acho que a gente tá com um problema de narrativa. Hoje de manhã, por exemplo, o pessoal da Band queria dinheiro. O ponto é o seguinte: vai ou não vai dar dinheiro pra Bandeirantes? Ah, não vai dar dinheiro pra Bandeirantes? Passei meia hora levando porrada, mas repliquei”.
Já durante o Brasil Urgente, ao dar de cara com a declaração, José Luiz Datena contestou a frase, ao vivo, repetindo que Guimarães deveria apontar quem pediu dinheiro e se deu dinheiro a alguém. “Se você deu dinheiro para alguém aqui da Band, Pedro, você indique para quem você deu, que com certeza essa pessoa vai ser demitida, se não foi uma coisa legal, se não foi mídia técnica. E do jeito que você colocou tem dúbia interpretação. Ou você prevaricou e o Bolsonaro devia te mandar embora hoje”.
Datena disse ainda que não quer mais “entrevistar o presidente da República”, “com todo o respeito”. “Eu nunca mais quero entrevistar o presidente da República”, afirmou ele, que tem trânsito livre com Bolsonaro. “Depois dessa fita, eu me permito deixar a Band escolher outros repórteres e apresentadores entrevistarem o presidente da República” disse, emendando que não quer mais entrevistar Bolsonaro.
Mais cedo, entre o Brasil Urgente e o Jornal da Noite, Guimarães distribuiu a seguinte nota:
“NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA
Venho me manifestar sobre o conteúdo de palavras proferidas durante a reunião ministerial do dia 22 de abril, tornadas públicas nesta data.
Durante a reunião, me encontrava sob forte emoção. Todos sabem o momento que estamos atravessando na CAIXA, em especial para cumprir a hercúlea tarefa de levar o auxílio emergencial há mais de 50 milhões de brasileiros.
Em nenhum momento pretendi desabonar pessoas ou instituições, muito menos sugerir a prática de qualquer conduta irregular ou ilícita.
Da mesma forma, quis prestigiar a entrega inigualável de milhares de empregados da CAIXA, que se encontram na linha de frente, nas agências, atendendo pessoal e diariamente milhões de brasileiros necessitados. Minhas idas pessoais a diversas agências me compeliram a compartilhar a experiência com os presentes na reunião.
Pedro Guimarães
Presidente da Caixa Econômica Federal”.
A Band ainda aguarda por detalhes sobre a frase que lhe diz respeito.