Com acesso restrito para assessores, 1º debate da pandemia desafia candidatos na Band
O primeiro debate eleitoral do período de pandemia será realizado pela Bandeirantes na quinta-feira (1º), a partir das 22h30, nos estúdios da emissora no Morumbi. Os púlpitos foram planejados para ter distanciamento e terão um frasco de álcool em gel cada um.
Cada candidato só poderá contar com dois assessores no estúdio, o que será um exercício inédito para a maioria deles, habituada a um exército de conselheiros nessas ocasiões. A dupla eleita por cada aspirante à prefeitura terá de se virar e, quando muito, combinar estratégias de auxílio a outros membros da equipe via mensagem de celular. Já reparou como um formigueiro normalmente invade o palco nos intervalos? Pois é. Dessa vez, a capacidade de políticos muito dependentes de marqueteiros será melhor testada e exposta ao eleitor.
Jornalistas interessados na cobertura do evento só poderão acompanhar o debate de outro estúdio, por meio de um telão, e apenas 30 profissionais poderão entrar no local. O uso da máscara será obrigatório, inclusive para os candidatos, que poderão retirá-las apenas na hora de falar, se quiserem.
Os repórteres-fotográficos entrarão no estúdio do encontro em grupos pequenos e revezamento determinado pelos funcionários da Band.
Plateia no estúdio? Nem pensar. Será o primeiro encontro do gênero que a Band realiza sem público desde que fez os primeiros debates, em 1989. Para o mediador, que em São Paulo será Eduardo Oinegue, será uma bênção não ter de interromper o programa com frequência para dizer a conhecida frase: “eu pediria à plateia que não se manifeste”.
Estão confirmadas em São Paulo as presenças de Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann(PSL), Márcio França (PSB) e Orlando Silva (PCdoB).
“O primeiro debate dá o tom da campanha e, além disso, oferece ao eleitor a primeira oportunidade de fazer comparações já que até aquele momento ainda não tinha visto os candidatos frente a frente”, avalia Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.
O primeiro debate da corrida eleitoral paulistana terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas Rádios Bandeirantes e BandNews FM, no www.band.com.br, no aplicativo da Band para smartphones e no canal Band Jornalismo no YouTube. O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis do Band Jornalismo no Twitter, Instagram e Facebook.
Na mesma data e horário, a Band realizada debates em outras 15 cidades: Rio de Janeiro (RJ), Barra Mansa (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Manaus (AM), Natal (RN), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Campinas (SP), Presidente Prudente (SP) e São José dos Campos (SP).
O debate terá cinco blocos, com 30 segundos para perguntas, 45 segundos para respostas e 30 segundos para cada réplica ou tréplica.
Confira abaixo, em primeira mão, como será cada bloco
Primeiro bloco: Cada candidato, por ordem de sorteio, responde a uma primeira pergunta escolhida a partir de sugestão do público enviada pelas redes sociais (que medo). Serão duas perguntas diferentes: uma para os primeiros cinco candidatos e outra para os próximos. A disposição dos candidatos no cenário segue a mesma ordem, da esquerda para a direita do vídeo: Orlando Silva, Jilmar Tatto, Bruno Covas, Andrea Matarazzo, Joice Hasselmann, Marcio França, Celso Russomano, Arthur do Val, Guilherme Boulos e Filipe Sabará.
Segundo bloco: Candidato pergunta para candidato. Ordem sorteada: Andrea Matarazzo, Joice Hasselmann, Jilmar Tatto, Filipe Sabará, Marcio França, Arthur do Val, Bruno Covas, Guilherme Boulos, Orlando Silva e Celso Russomano.
Terceiro bloco: Jornalista pergunta para candidato de sua escolha e define o candidato para comentar a resposta.
Quarto bloco: Candidato pergunta para candidato. Ordem inversa ao segundo bloco: Celso Russomano, Orlando Silva, Guilherme Boulos, Bruno Covas, Arthur do Val, Márcio França, Filipe Sabará, Jilmar Tatto, Joice Hasselmann e Andrea Matarazzo.
Quinto bloco: Todos os candidatos têm 45 segundos para as suas considerações finais. A ordem será inversa àquela da primeira pergunta do debate: Filipe Sabará, Guilherme Boulos, Arthur do Val, Celso Russomano, Marcio França, Joice Hasselmann, Andrea Matarazzo, Bruno Covas, Jilmar Tatto e Orlando Silva.
Pedidos de direito de resposta serão avaliados por um comitê formado por um jornalista e um advogado, que transmitirão a decisão ao mediador pelo ponto eletrônico.
As apostas estão lançadas.