Bombril evoca memória afetiva para falar às novas gerações
Presente no Guiness Book, o Livro dos Recordes, como a campanha publicitária mais longeva da história mundial, com a mesma equipe de criação e produção, além do mesmo protagonista, a história que envolve a Bombril, o ator Carlos Moreno e um time pilotado por Washington Olivetto fez nascer em mais de uma geração uma memória afetiva muito forte sobre a marca.
Mas isso não se reflete hoje nos mais jovens, e a Bombril se deu conta de que precisava renovar suas referências para os mais novos.
A palha de aço assim chamada é, ao lado da Gillette, uma de nossas maiores metonímias, figura de linguagem em que o substantivo é chamado pelo nome da marca, tamanha é sua força junto aos consumidores.
O slogan das 1001 Utilidades é resgatado agora por meio de relatos recolhidos das redes sociais, em boa parte por meio de um time de influenciadores contratados pela empresa para conectar os mais jovens a histórias reais sobre o uso de Bombril, gerando assim um repertório de conversas sobre o produto.
“Queremos estimular conversas sobre as histórias das famílias, suas conexões e relação com o lar onde estamos presentes há mais de 74 anos”, diz Ronnie Motta CEO da empresa. “Todo relacionamento longo tem histórias incríveis”, conclui.
O time de celebridades convocado para convidar o público a contar seus enredos inclui Babu Santana, Edson Celulari, Maíra Azevedo, Marcos Pitombo e Monique Alfradique, que anunciaram sua saída das redes para uma “limpeza/higiene mental”.
Depois de alguns dias, eles retornaram relatando que até Bombril ficou longe por um tempo, afinal, momentos de reflexão e pausa são excelentes para seguir se desenvolvendo.
A ideia é retomar as #1001 utilidades e lançar as #1001histórias, estimulando a conversa com o público. A ação com o sumiço dos influenciadores é a primeira de mais cinco fases que vêm pela frente.
As “1001 histórias” contadas pelos seguidores desses garotos-propaganda serão retratadas em novos filmes publicitários e nas embalagens dos produtos da marca.
As históricas campanhas com Moreno criadas por Olivetto embutiam o nome da Bombril em conteúdos de puro entretenimento, como mostra o vídeo a seguir.
“Nada melhor do que as histórias dos consumidores com Bombril para estrelar o retorno da esponja de aço mais conhecida nacionalmente ao mundo da comunicação. A partir dos relatos compartilhados, desenvolveremos todo o roteiro do novo filme de Bombril”, diz Philip Koerner Gerente de Marketing da Bombril.
Ele acrescenta que a campanha inspira o conceito de que “quando cuidamos da casa, cuidamos de nós”. “E de todos aqueles que transformam esse espaço em um lar.”
Do uso em aros de bicicletas e acessórios de carros às panelas, a esponja em questão já foi também muito útil para algo que as novas gerações jamais saberão como funcionava: Bombril era usada em antenas para ajustar a qualidade do recebimento do sinal de TV, nos tempos da TV analógica.
Os executivos prometem que não faltarão histórias sobre as utilidades da esponja, incluindo, como todo bom enredo, aventuras e romances que tiveram Bombril como ferramenta essencial.
Os consumidores poderão compartilhar suas histórias nas redes sociais e no novo site da marca www.bombril.com.br.