‘Breaking Bad’ da vida real: HBO exibe documentário sobre metanfetamina
A metanfetamina, produto que moveu as cinco temporadas de uma das séries de TV mais icônicas da história do audiovisual, é o alvo do documentário original da HBO que o canal leva ao ar na próxima segunda, dia 11, às 22h.
“Tempestade de Metanfetamina” se ocupa do ofício que virou do avesso a vida do professor de Química Walter White (Bryan Cranston), de sua família e do ex-aluno, Jessie Pinkman (Aaron Paul) em “Breaking Bad”.
Em 96 minutos, a produção realizada pelos ex-correspondentes de guerra Brent e Craig Renaud investiga a batalha contra o tráfico da substância em comunidades dos Estados Unidos, sob o ponto de vista de quem está dentro dessa guerra. Pelas fotos divulgadas pela HBO, “Tempestade de Metanfetamina” não faz concessões nas imagens chocantes de consumo da droga – a cena acima foi a mais palatável que encontrei para ilustrar este post.
Segundo o documentário, 90% das metanfetaminas consumidas nos EUA hoje vêm do México na forma de uma superdroga chamada ICE – uma metanfetamina mais barata e mais pura. Enquanto policiais e agentes antidrogas como o cunhado de Walter, Hank (Dean Norris) lutam para deter cartéis sofisticados, os usuários pobres, rurais, pequenos traficantes e suas famílias são pegos no meio dessa situação.
A narrativa se concentra nas histórias de usuários e traficantes economicamente desfavorecidos do Arkansas, atraídos para a dependência do ICE pela falta de oportunidades de trabalho, os confinou em um ciclo de pobreza.
Pela a HBO, Sara Bernstein foi a produtora sênior e Sheila Nevins, a produtora executiva.
Em tempo: se você nunca viu “Breaking Bad”, sempre é tempo de ver. Dona de um roteiro genial, a série de Vince Gilligan nos conduz a uma viagem de tirar o fôlego, subverte clichês e mantém aceso o interesse do espectador, episódio após episódio, a ponto de torcermos pelo traficante na maior parte da história. O título está disponível em DVDs e na Netflix.