Candidato à Câmara apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira recusa entrevista ao Roda Viva
O Roda Viva convidou os dois principais candidatos à presidência do Congresso, Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL), para um programa em que os dois deputados se revezariam, bloco a bloco, no centro de uma única edição.
Candidato apoiado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, Lira, no entanto, recusou o convite e não irá ao Roda Viva desta segunda-feira (25), quando a edição será toda ocupada por seu adversário maior, Rossi (MDB-SP).
O programa será ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo site da emissora, seu canal no YouTube e Facebook, além de flashes pelo Twitter.
Rossi é presidente nacional do MDB. Deputado federal por São Paulo, iniciou a carreira em Ribeirão Preto, onde sua família tem longa atuação política e empresarial.
Ocupado ainda por Rodrigo Maia (DEM-RJ), o cargo de presidente da Câmara dos Deputados tem grande importância estratégica. Além de controlar a pauta dos temas que entram em votação, tem poder para engavetar ou não os pedidos de impeachment entregues à casa. No discurso que fez, ao anunciar a candidatura, Rossi declarou que as legendas que o apoiam, embora tenham posições políticas divergentes em vários temas, decidiram se unir em defesa da democracia e da liberdade do Parlamento.
A eleição será no dia 1º de fevereiro.
Há outros nomes, inclusive de partidos iguais, que se lançaram ao posto, além de Luíza Erundina (PSOL-SP), apresentada como candidata pelo PSOL, sob o propósito de marcar terreno para a sigla. Os dois deputados que disputam apoio das principais legendas da casa, no entanto, são Rossi e Baleia. O próprio PSOL orienta voto final no candidato adversário daquele que for apoiado pelo governo.
Sob a mediação de Vera Magalhães, com ilustrações em tempo real de Paulo Caruso, a bancada do Roda Viva nesta segunda será composta pelos seguintes nomes: Camila Mattoso, editora da coluna Painel da Folha de S.Paulo; Victoria Abel, repórter da rádio CBN; Natália Portinari, repórter de O Globo; Marcelo de Moraes, editor do site BR Político e de O Estado de S.Paulo; Luiz Fara Monteiro, repórter em Brasília e apresentador-substituto do Jornal da Record.