Carol Duarte sofre primeira mutação para transformar Ivana em Ivan
Tantos capítulos após seu início, “A Força do Querer” começa a apresentar o resultado da trama mais comentada na história de Glória Perez, antes mesmo da estreia: a partir da próxima semana, Ivana, a personagem transexual vivida por Carol Duarte, começa a se apresentar de fato com os efeitos dos hormônios que vem consumindo para se ver no corpo masculino que sente ter.
Foram gravadas as cenas em que a personagem, filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach), conta para toda a família que descobriu ser transexual. Na sequência, ela mesma corta seus cabelos. A cabeleira de Ivana, afinal, sempre presa de qualquer jeito, era algo preservado pela garota durante todo esse tempo em que ela procurava manter alguma expectativa da mãe em relação à imagem de Barbie que alimentava da filha, mas também um trunfo guardado pela equipe de caracterização da novela para esse momento em que a menina se transforma fisicamente em menino.
Metaforicamente, no entanto, a imagem do corte das madeixas tem toda a representação da cisão entre Ivana e Ivan, nome que virá com o novo visual.
“Essas cenas marcam a transição da Ivana para um caminho de liberdade. É um desafio enorme cortar o cabelo em cena, mas as equipes de direção e produção estudaram muito a melhor forma de fazer isso, então estou otimista. Tenho certeza de que teremos um resultado impactante no ar”, contou a atriz, antes do início das gravações da cena, segundo texto distribuído pela Globo nesta quarta.
Para dar à sequência a atenção que ela merecia, a equipe de produção da novela preparou um roteiro de gravações reduzido, com menos cenas a serem realizadas no dia. O caso de Ivana mereceu muita conversa entre atores e direção, mais ensaios que o normal e gravações com rarars interrupções, a fim de não azedar o frescor das cenas. Nem o diretor artístico da novela, Rogério Gomes, esperava concluir todas as cenas em um só dia.
Para Maria Fernanda Cândido, a sequência representa uma despedida de Ivana. Joyce sofre um bocado ao ver os fios de cabelos da filha cortados, no chão, com a devida dramaticidade exigida pela situação – e por uma novela, claro.