Cininha de Paula transforma alunos mirins de teatro em pequenos empreendedores
A diretora Cininha de Paula vem alimentando um modelo bastante confiável e interessante para crianças interessadas em fazer da arte do ator o seu ofício.
Em vez de se pagar tão caro por cursos nem sempre credenciados por aí, os pequenos alunos – e seus pais, claro – são convidados a treinar, juntamente com os ensinamentos desta profissão, os caminhos do empreendedorismo, palavra mais do que na moda e de suma importância para o negócio do teatro, hoje em dia. Cada aluno investe 1 mil reais na montagem de um espetáculo que entrará em cartaz de fato e pelo qual será cobrado um ingresso, com direito a percentual faturado em bilheteria.
Em São Paulo, a experiência deu tão certo, que todos recuperaram seus investimentos e até puderam saborear alguma sobra. No Rio, estrearam neste domingo, 4 de agosto, no Teatro Nathalia Timberg, os espetáculos “A megera domada” e “Macbeth”, em livres adaptações, encenados por crianças e jovens de 5 a 17 anos, que juntaram suas economias para investir na produção.
Batizado como “Criança Empreendedora”, o projeto tem a participação dos irmãos JP e Sérgio Rufino, alem de Gabriel Lima e João Bravo, todos já conhecidos pela tela da Globo, em “A megera domada”. “Macbeth” é encenado exclusivamente por alunos do curso de formação de atores CN Artes, fundado por Cininha, e do qual, entre outros talentos, saíram os próprios irmãos Rufino.
“A gente estipulou, de cada um, dar mil reais”, conta Cininha ao TelePadi. “Um curso no Tablado (renomada escola para iniciantes no Rio) custa 550 reais. Um workshop com um diretor famoso custa entre 1.200 e 1.500 reais. Então, aqui, cada criança dá mil reais. Com 90 crianças, eu produzo duas peças e eles têm um percentual de bilheteria. Sobrar alguma coisa é difícil, mas, em São Paulo, cada aluno pode dizer aos pais que tinha o dinheiro investido para ser devolvido. Tem um único cenário, mas os figurinos são diferentes, claro, cada um tem o seu material de cena, independentemente de serem dois elencos, e todos têm um retorno com percentual de bilheteria, inclusive cenógrafos, figurinistas.”
O melhor retorno, no entanto, vem justamente desse modelo de aprendizado, que permite a cada aluno encarar um palco a valer, numa montagem com plateia e a chance de apresentar seu trabalho a produtores de elenco e profissionais do ramo convidados a conhecer esses novos talentos. Apresentar-se em uma montagem com plateia, e aqui falo com conhecimento de causa, se me permitem, é bem diferente de fazer uma apresentação fechada a pais e convidados, como se fosse festa de fim de ano da escola.
Desde sempre, e Luchino Visconti já retratou isso no clássico “Belissima” (1952), o anseio que leva crianças à frente dos holofotes (muitas vezes mais fortes nos pais do que nos filhos) gera um sem número de situações favoráveis a oportunistas sem coração. Ao colocar os menores em cena em condições profissionais, o “Criança Empreendedora” funciona como uma garantia confiável para o aprendizado e o bom aproveitamento das atividades dramatúrgicas ali propostas.
“Por isso mesmo é que eu criei esse trajeto”, diz Cininha, conhecedora de cátedra desse nicho. “É um trajeto que faz com que a criança se sinta prestigiada. De uma certa forma, ela tem esse retorno. Em São Paulo, foi maravilhoso! Ficaram três meses em cartaz, obtiveram mais do que os mil reais que eles deram.”
Os dois espetáculos estarão em cartaz este mês no Teatro Nathalia Timberg, no Rio, seguindo, em setembro, para o Shopping Fashion Mall, também no Rio. De toda forma, é um projeto sem data para se encerrar, com condições de ir renovando, turma após turmas, com novas montagens.
Cininha trabalha em parceria com Fernanda Chammas e seu Estúdio Broadway, em São Paulo, e Alexandre Barilari, com quem divide os trabalhos de direção dos espetáculos.
“São Shakespeare para crianças e por crianças empreendedoras. Criamos duas companhias, uma no Rio e outra em São Paulo”, orgulha-se, com razão.
Uma dica deste TelePadi: Se o seu filho quer ser artista ou você acha que ele tem talento para tanto, procure se informar sobre as tantas ofertas que acenam com um lugar aos holofotes. Há muitas propostas enganosas nesse métier, o que é sempre mais doloroso quando se lida com promessas e frustrações envolvendo crianças e adolescentes. Procure saber o histórico de quem se apresenta prometendo fama e, principalmente, sempre duvide de quem promete fama. O Tablado, citado nesta matéria, e o Célia Helena, em São Paulo, também são opções confiáveis de aprendizado para crianças em teatro, além, é claro das propostas coordenadas por Cininha, experiente diretora de TV, com longo histórico de cursos para menores.