Claro chega mais perto do streaming para frear fuga de assinantes da TV paga
De olho no alto fluxo migratório de clientes da TV paga para o streaming, a Claro apresentou nesta semana novos modelos de pacotes, incluindo uma opção mais baratinha que entrega canais e conteúdos sob demanda só via streaming. Anos após a fusão com a NET, a operadora segue liderando esse segmento no Brasil, mas perdendo assinantes, como todas as empresas do setor de TV paga.
A chegada de conteúdo pela internet tem custo bem menor que o cabeamento, e não tem a mesma estabilidade na transmissão de imagens, sabemos, mas chega bem perto da perfeição com uma boa conexão. O consumidor pode até gastar menos com a opção do streaming, mas também terá de gastar algo a mais para custear um serviço de internet decente.
Em todo caso, entregar conteúdo por internet passa a ser uma opção para duelar em igual medida com as empresas de streaming que vêm engolindo boa parte dos ex-assinantes de TV paga. Tanto assim que a o design da oferta de conteúdos dispostos na tela se assemelha como clone do visual apresentado pelos menus de Globoplay e Netflix.
Ainda neste mês, a Claro passou a oferecer aos assinantes até série da Netflix, no caso, as duas primeiras temporadas de “Stranger Things”, a fim de aquecer o lançamento da 4ª temporada da franquia, que desembarga agora só na Netflix.
Uma mão lava a outra. Mesmo porque agora é a Netflix que começa a experimentar uma queda de assinaturas, em razão da alta competição do setor.
A nova proposta vem sendo anunciada como Claro TV+ e soma TV e streaming, com mais de 100 canais e 50 mil conteúdos bos demanda, em um só pacote. A opção também oferece a chance de acessar esse menu em todas as telas e lugares, via aplicativo, box ou 4K.
Para quem já é cliente de serviços de TV por assinatura (cabo ou DTH), o aplicativo para acessar programas ao vivo e por demanda está disponível sem custos adicionais. É preciso baixar o app onde quiser, fazer o login com os dados do cliente e lá está. O app da Claro tv+ substitui o app do Now Online.
Clientes da Claro com banda larga ou celular que não possuem um plano de TV também poderão assinar e assistir seus conteúdos preferidos apenas pelo aplicativo. Eis os pacotes disponíveis:
- Claro tv+ app (R$ 59,90 mensais): Via streaming, com acesso em smartphones, tablets, smart TVs e também pelo site clarotvmais.com.br . A assinatura da Claro tv+ permite ainda cinco dispositivos de acesso e reprodução simultânea em até duas telas, download para assistir offline, Replay TV e espelhamento via Chromecast. Clientes que já têm serviço de TV por Assinatura da Claro acessam seus conteúdos e canais no app sem custo adicional.
- Claro tv+ box (R$ 89,90 mensais): A opção dá acesso às utilidades do Claro tv+ e ainda dispõe de uma box tv da Claro via streaming. O consumidor pode levar a caixinha para qualquer ambiente, inclusive em outro endereço, como a casa de praia. A Claro tv+ box é entregue na casa do cliente, que faz a auto instalação e conecta o device em Wi-Fi de qualquer banda larga. Também conta com Replay TV e funções avançadas como controle por voz.
- Claro tv+ 4K (R$ 129,90): Para o consumidor que prefere a estabilidade e o suporte do tradicional serviço da TV por assinatura, com opções de decodificadores e serviço técnico especializado para a instalação e suporte do serviço. O sistema evita o delay do streaming, um problema para quem acompanha futebol, por exemplo, quando o grito de gol do vizinho vira um spoiler desagradável. Esse modelo também tem as funcionalidades de Replay TV. Disponível em áreas cabeadas pela operadora, tem assinatura de R$ 129,90 ao mês, incluindo 2 pontos de recepção e o app do catálogo da Paramount+. Por 12 meses, o app Discovery+ também estará disponível sem custo adicional.
A Claro tv+ também vem trabalhando em parceira com a Alexa, assistente de voz da Amazon. A caixinha de streaming da operadora passa a ter as funcionalidades da Alexa. Basta dizer “Alexa” ou pressionar o botão com o símbolo de microfone no controle remoto para iniciar a interação por voz. O sujeito poderá inclusive mudar de canal dizendo: “Alexa, vá para o canal Globo”. Ou dizer: “Alexa, pesquisar Peppa Pig”, ou mesmo “Alexa, abrir Netfix”.
A ideia é justamente reduzir as distâncias do zapping de canais e, principalmente, entre o conteúdo acessado via operadora e via streaming para as plataformas sob demanda. Quanto mais fácil for o vaivém entre um serviço e outro, menor a chance de perder o cliente.