Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Cobrada da presença negra na tela, Globo anuncia Taís Araújo no ‘PopStar’ e Érico Brás na ‘Escolinha’

Divulgação

É possível que tudo seja uma grande coincidência, e se não for, quem irá admitir acasos tão pouco casuísticos?

Cobrada pela presença de negros na novela das nove, “Segundo Sol”, que se passa em um estado majoritariamente negro, a Globo definiu, nos últimos dias, duas escalações de negros em posições relevantes. Taís Araújo, que nunca exerceu exatamente funções de apresentadora, foi anunciada nesta quinta como substituta de Fernanda Lima no comando do “PopStar”. E Érico Brás, do elenco do “Zorra”, entra para a “Escolinha do Professor Raimundo – Nova Geração”, com um personagem que até aqui, 4ª temporada da releitura do humorístico, não havia sido cogitado a entrar em cena, homenageando Grande Otelo.

Diante das cobranças por negros na Bahia da novela das nove, a Globo toreou argumentos com um discurso de que vem trabalhando com empenho para alcançar mais representatividade do país, mas não trabalha escalação de elenco com critérios de cotas – e sim de talentos.

O Ministério Público do Trabalho recebeu a denúncia e endossou a cobrança – o que não deixa de ser curioso: quando foi que o MPT descobriu que os negros não estão representados na TV? As primeiras fileiras dos auditórios passam longe da cor nacional, mas, verdade seja dita, já foram piores: houve um tempo em que a fachada das plateias de auditório na TV pareciam compostas por suecas, tamanha era a quantidade de loiras naquele espaço.

A rigor, só o “Esquenta”, de Regina Casé, chegou a navegar na mão contrária, de novo como se o lugar reservado a afrodescendentes na TV tivesse guetos específicos.

Taís Araújo e Érico Brás têm competência e luz de sobra para assumirem as novas funções, mas o que faz a Globo, justamente neste momento, apostar em novas opções e, coincidentemente, da “cor dessa cidade” de Salvador?

E se foi para atender às cobranças, que seja. Melhor que a gente reclame esperando resultados do que não ter motivos para acreditar em boas mudanças.

O “PopStar” tem previsão para estrear em setembro, mesmo mês que a “Escolinha” deverá chegar ao Canal Viva, para estrear na Globo em novembro.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione