Com Denise Fraga, ‘Eu de Você’ volta aos palcos e vira documentário
Esqueça aquela conversa de “mês do desgosto”, que agosto começa bem. Bem nesta terça que cai no 1º do mês, Denise Fraga leva ao palco do Theatro Municipal de São Paulo uma apresentação especial de “Eu de Você”, com ingressos a preços populares.
Após a apresentação, o monólogo inicia nova temporada no Tuca (PUC SP), com estreia marcada para o dia 18 de agosto.
Mas o menu do dia no Municipal reserva mais do que uma sessão excepcional: na ocasião, sete diretores da Café Royal, coprodutora da peça (Caio Rubini, Georgia Peixe Guerra, Julio Hey, Luiz Villaça, Manu Carvalho, Mari Cobra e Pedro Villaça) terminam de captar imagens para o documentário em produção sobre a peça e todo o contexto que resultou na sua montagem.
A ideia do documentário surgiu após o início do isolamento social, que culminou no cancelamento das sessões da peça no Theatro Municipal de São Paulo. O filme conta com produção de Adriana Tavares e Moa Ramalho. A iniciativa une pela primeira vez em um projeto sete diretores da produtora na busca de retratar toda a força que o espetáculo carrega, aliado à subjetividade e potência de Denise.
Atualmente, a empresa tem desenvolvido projetos nas áreas de entretenimento com filmes, documentários, séries e peças de teatro.
UM PUNHADO DE RETRATOS FALADOS
Idealizada e criada pela atriz Denise Fraga, produzida por José Maria, dirigida por Luiz Villaça e coproduzida pela Café Royal, “Eu de Você” mostra histórias reais, costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. Considerado Melhor Monólogo de 2019 pelo Guia Folha, o espetáculo rendeu a Denise indicação aos prêmios APTR e Cesgranrio 2023 na categoria Melhor Atriz.
No palco, a reprodução de situações corriqueiras, nem sempre engraçadas no momento em que ocorrem, provocam gargalhadas quando abordadas a distância.
O riso favorece o emocional e espanta o racional, ampliando a reflexão e a sabedoria de modo visceral.
Embora seja um solo, a atriz simula em cena diálogos com personagens inspirados em histórias reais: Fátima, Bruno, Clarice, Wagner, além de diversos artistas de grande reconhecimento, de Tchekhov a Zezé Di Camargo e Chico Buarque.
A proposta aposta que não há melhor espelho do que o outro. Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser, enfim, eu de você.
“Eu de Você estreou em setembro de 2019 no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e cumpriu temporada em São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. A turnê foi interrompida pela pandemia da Covid-19 e retomada em 2022, criando um hiato perfeito para a criação da ideia do documentário. Depois, passou por 14 cidades do país, entre elas Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.
Parceiro de Denise dentro e fora de cena, o diretor Luiz Villaça assina roteiro, criação e direção ao lado da atriz. O doc conta ainda com o filho caçula do casal, Pedro Villaça.
A peça traz nos créditos a diretora de arte Simone Mina, multiartista, professora, figurinista, artista plástica, cenógrafa, premiada por importantes parcerias na cena teatral; Rafael Gomes, criador, roteirista, dramaturgo, diretor de teatro e de cinema, responsável por montagens teatrais de reconhecimento nacional; e Kenia Dias, pesquisadora, encenadora e pedagoga no campo da dança e do teatro, que deesenvolve trabalhos com a corporalidade e a teatralidade.
O time se completa com a musicista e diretora musical Fernanda Maia.
“Costumo dizer que a arte ajuda a gente a viver, que quem lê Dostoievski e Fernando Pessoa, no mínimo, vai sofrer mais bonito. Porque sofrerá com companhia, sofrerá com a cumplicidade dos poetas. Entenderá que fazemos parte de algo maior, que pertencemos à roda da humanidade, seus dilemas eternos e sua fatídica imperfeição”, comenta Denise Fraga sobre a obra.