Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Com fim de ‘Terra Prometida’, Record volta a enxugar elenco fixo

Com previsão de ficar no ar até o ano que vem, a novela “A Terra Prometida” vai se aproximando do derradeiro fim das gravações e, com isso, encerram-se também os expedientes de profissionais com contratos em vencimento. A Record, de novo de modo terceirizado, pela Casablanca, já começou a gravar “O Rico e o Lázaro”, próxima novela bíblica da TV de Edir Macedo. A ordem é enxugar ainda mais a lista de contratados fixos (entenda-se como atores que ficam à disposição da emissora, e portanto remunerados, mesmo fora do ar). Por isso, quem permanece com acordo ou está renovando compromisso deve, de preferência, emendar uma novela na outra. Igor Rickli, Gabriel Gracindo, Juliana Keling e Osmar Silveira já são quatro atores da novela atual já escalados para a próxima. Heitor Martinez e Gisele Itiê, dois nomes remanescentes de um banco fixo de atores que já foi três vezes maior que hoje, também estão escalados para voltar à cena em “O Rico e o Lázaro”, após apenas uma novela de “descanso”.

Após dois contratos de duração de cinco anos cada, Valéria Alencar é uma que não terá seu acordo renovado. Por meio de um post no seu perfil no Facebook, a atriz agradeceu o período em que defendeu a camisa da Record. Nos últimos anos, essa condição até inibiu sua presença em eventos da Globo para acompanhar seus filhos, Rafael e Francisco Vitti, ambos lançados em “Malhação” e o primeiro, atualmente já em sua terceira novela na casa: “Rocky Story”. Os meninos normalmente têm sido acompanhados pelo pai, o também ator João Vitti, inclusive numa edição do programa “Tamanho Família”, de Márcio Garcia.

Eis o post de Valéria, publicado com a foto acima:

“Depois de 10 anos de contrato …. Deixo a casa … Entrei na Record antes mesmo da Rec 9, ainda sob o comando de São Paulo, Onde Atílio Ricó e Henrique Martins tocavam o barco, “O olho da terra” , ” O fundo do Coração” , “Vidas Cruzadas” …. Isso em 97, 98 e 2000..,, aqui no Rio, trabalhei em “Bicho do Mato”, ” Amor e intrigas” , “Luz do Sol”, “Rebeldes”, ” Sansão e Dalila”, “Milagres de Jesus” ..,, “Os dez Mandamentos” e “A terra Promentida” … Grata aos bons encontros e a tudo que se revelou durante esse processo de trabalho! Aqui agradeço aos diretores , a equipe técnica e produção pelo dia a dia cheio de aprendizado! Vou sentir saudade de muitos… E guardar comigo tudo de bom! Novos Ares, novos Voos ! A gente se vê por aí! #gratidão

 

A Globo também tem revisto constantemente a lista de atores com contrato fixo na casa. Como a emissora tem mais produções em andamento, colocar gente em cena é inevitável. Mas o cuidado com o desgaste de imagem ainda pede que algumas estrelas passem mais de um ano sem trabalhar. Atores em evidência não devem voltar à carga em menos de um ano, como aconteceu, excepcionalmente, por exemplo, com Alexandre Nero, que teve um intervalo de apenas uma novela entre “Império” e “A Regra do Jogo”, ambas como protagonista.

A profusão de atores livres no mercado é festejada pelas produções independentes que se espalham por canais pagos e também por outras plataformas, como Netflix. Há ainda aqueles que não são fixos de nenhum canal por opção mesmo. Os casos mais clássicos são de Wagner Moura e Rodrigo Santoro, que vêm trabalhando bem aqui e no exterior.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione