Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Com a morte de Rato, ‘O Outro Lado do Paraíso’ perde 3 atores em 1 semana

Rato (César Ferrario) será mais um a engrossas a lista de óbitos promovida por Sophia (Marieta Severo)

Pena, mais um personagem interessante deixa a novela das 9 da Globo esta semana. Rato (César Ferrario) vai amanhecer com a boca cheia de formigas após chantagear a patroa má, Sophia (Marieta Severo), que já fez três vítimas fatais só nesta encarnação, digo, nesta novela, fora as tentativas frustradas de óbito, como a juíza (Érika Janusa) e a própria mocinha da trama, Clara (Bianca Bin).

Em uma semana, Ferrario será o terceiro ator a deixar a novela de Walcyr Carrasco – na última semana, Flávio Tolezani, que vivia o delegado Vinícius, pedófilo, saiu de cena ao ter seu personagem assassinado na prisão. Sem saber qual função dar à pobre Lorena, até ali mulher do delegado, Carrasco mandou Sandra Corveloni para a casa. De novo digo: que pena!

Até aqui, a seção de óbitos da novela já tirou de cena pelo menos oito atores. Além dos já citados, a lista inclui Raphael Viana, Juca de Oliveira, Nathalia Timeberg, Fernanda Nizzato, Eucyr de Souza e Gláucio Gomes.

Maior ibope desde “Avenida Brasil”, “O Outro Lado” já teve mãe que se apresentou à filha depois de 20 e tantos anos (a mesma mãe se reapresentou à outra filha, que a julgava morta fazia dez anos), uma irmã que desconhecia a existência da outra, uma outra que contará a mesma ladainha de irmã desconhecida, mas como farsa, e, por último, semana passada, uma mãe que revelou à filha que ela não é sua filha biológica. Haja imaginação e intriga.

É muito caso de família para coisa de 60 personagens, ou nem isso. A semana começa com a não consumação do casamento que fechou capítulo de sábado e a prenunciada separação do casal Melissa (Gabriela Mustafá) e Diego (Arthur Aguiar). Mas o melhor dos capítulos a seguir está na fuga de Lívia (Grazi Massafera) e Mariano (Juliano Cazarré), que levam Tomás (Vitor Figueiredo) junto. A moça então será denunciada por sequestro pela mãe que não é mãe dela, Sophia. Não entendeu? Deixa pra lá.

Ainda esta semana, Zé Vitor (Rafael Losso) contará a Bruno (Caio Paduan) que é pai do filho que Tônia (Patrícia Elizardo) espera. O menino, como já adiantaram meus colegas experts em spoilers de novela, nascerá negro, cor dos ascendentes do pai biológico.

Clara (Bianca Bin), a espertalhona, ainda não se deu conta que Renato (Rafael Cardoso) não é flor que se cheire, mas o bonitinho do Patrick (Tiago Fragoso) vai advertir Elizabeth (Glória Pires). O advogado que é apresentado na história como um dos maiores criminalistas do país, acaba de abrir seu escritório em Palmas e parece ter abandonado de vez aquela rotina intensa do Rio de Janeiro. Moço rico, mora na casa de Clara, mas não tem nada com ela, e jamais se permitiu usar um figurino que não fosse no mínimo calça e camisa sociais, resistente que é ao calor do Tocantins. Patrick parece andar com crachá de advogado full time.

Enfim, novela. Como diz a Fernanda Montenegro, melhor não questionar os meandros do melodrama. Isso vale para quem participa do trabalho ou para quem quer relaxar e não pensar em nada diante da TV.

Eis um resumo dos capítulos da semana:

Segunda, 26
Melissa decide aceitar a condição de Diego para manter o casamento. Patrick e Clara questionam Raquel sobre provas contra a idoneidade de Gustavo. Lívia revela a Gael que Sophia não é sua mãe biológica. Gael confronta Sophia. Raquel insinua que seu acidente foi forjado por Sophia e Gustavo, e orienta Clara e Patrick a recorrer a Bruno. Elizabeth tenta um novo contato com Adriana, e Jô a provoca. Elizabeth pede que Patrick não fale com Clara sobre seu vício em bebida. Adriana discute com Renan e Nicolau por causa da mãe e acaba sofrendo um acidente de carro. Clara leva Laura para ver Mercedes, que faz uma oração para a menina. Mercedes alerta Clara sobre Adriana. Mariano propõe fugir com Lívia e Tomaz, e se prepara para vender a esmeralda gigante. Caetana alerta Leandra sobre Rato. Xodó vê Sophia entrar no carro com Rato. Sophia arma uma emboscada para Rato.

 

Terça, 27
Sophia se livra do corpo de Rato. Caetana afirma a Leandra que Rato não irá mais a seu encontro. Xodó se declara para Cleo. Karina diz a Leandra e Caetana que o pai de seu bebê se casou com outra mulher. Melissa sofre por não se relacionar com Diego. Henrique chega ao hospital para ver Adriana e pede que avisem Elizabeth sobre o acidente da filha. Adriana rejeita a presença da mãe no hospital. Renato alerta Clara e Patrick sobre uma alteração em um dos exames de Adriana. Renan tenta confortar Elizabeth, que prefere se embriagar sozinha. Sophia finge procurar por Rato, e Xodó desconfia. Sophia pede que Zé Victor vigie Mariano e Valdo. O corpo de Rato é encontrado e Bruno assume o caso. Juvenal confessa a Estela que casará por medo da solidão. Samuel pede que Cido passe mais tempo com Suzy. Leandra é presa como suspeita da morte de Rato.

 

Quarta, 28
Leandra afirma que é inocente, mas Bruno a detém. Caetana pede para Maíra ligar para Clara. Patrick afirma a Maíra que vai ajudar Leandra. Josafá descobre que Cleo está trabalhando no bordel. Bruno interroga Leandra, e Patrick se apresenta como advogado da moça. Clara, Isabel e Raul aconselham Melissa a se divorciar de Diego. No bordel, todos comentam a morte de Rato e Cleo percebe o incômodo de Xodó.  Melissa inicia o processo de divórcio de Diego. Isabel revela a Nádia que Diego não cumpriu suas obrigações conjugais. Leandra é libertada. Bruno e Patrick interrogam os garimpeiros e estranham a atitude de Xodó. Bruno procura Sophia.

 

Quinta, 01/03
Sophia consegue se esquivar das suspeitas de Bruno. Melissa sofre com a separação. Clara pede que Elizabeth a ajude a encontrar provas contra Gustavo. Elizabeth menciona o sócio misterioso do bordel e diz que Caetana é a chave. Adriana é hospitalizada e Renato e Rafael trocam olhares de preocupação. Mercedes estranha o comportamento de Josafá. Sheila e Karina repreendem Desirée por enganar Juvenal. Sheila sugere que Mariano leve Juvenal ao bordel para sua despedida de solteiro. Maíra deduz que o filho que Tônia espera é de Zé Victor. Radu se declara para Raquel. Nicolau visita Adriana no hospital e a advogada se incomoda. Elizabeth e Clara perguntam a Caetana se Gustavo é o sócio misterioso do bordel.

 

Sexta, 2
Caetana confirma a Clara e Elizabeth que Gustavo é o sócio misterioso do bordel. Zé Victor exige de Renato informações sobre o paradeiro de Tônia. Adriana é rude com Nicolau, e Henrique se desculpa pela filha. Bruno conta a Nicolau que decidiu se entender com Tônia, por conta de seu filho. Mariano, Valdo e Amaro combinam a venda da esmeralda gigante. Todos na cidade comentam a separação de Melissa e Diego, e Nádia se desespera com as fofocas. Clara leva Zé Victor até a casa de Bruno. Zé Victor anuncia a Bruno, Nádia e Gustavo que o filho de Tônia é dele. Lívia se prepara para fugir com Mariano e Tomaz acaba comentando com Gael. Bruno expulsa Tônia de casa. Bruno conta a Raquel sobre seu divórcio, mas a juíza afirma que é tarde demais para reatar o romance. Renan se declara para Elizabeth. Clara, Renato e Patrick armam contra Gustavo.

 

Sábado, 3
Clara afirma que acabará com Gustavo.  Elizabeth pede que Renan a ajude a se reaproximar de Adriana. Adriana desconfia dos novos pedidos de exames médicos e pressente que há algo errado com sua saúde. Raquel revela a Bruno que está envolvida com Radu. Mariano, Valdo e Xodó estranham a presença de Sophia na mina. Sophia pede que Zé Victor vigie Mariano. Mariano e Valdo armam para fugir com a esmeralda gigante. Estela estranha o desânimo de Juvenal com seu casamento. Renan pressiona Jô para lhe dar o dinheiro prometido para a grife de Elizabeth. Patrick garante a Elizabeth que Renato não é boa companhia para Clara. Clara sai para jantar com Renato. Juvenal descobre que Desirée trabalha no bordel. Zé Victor flagra Mariano com a esmeralda e avisa Sophia. Mariano, Lívia e Tomaz fogem. Sophia denuncia Lívia pelo sequestro de Tomaz.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione