Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Com vitória de Kaysar, Dança dos Famosos 2019 prima por histórias de superação

Kaysar Dadour e Mayara Araújo levam a Dança 2019/Reprodução

Sírio refugiado no Brasil que fez história no BBB e já participou até de uma novela na Globo, (“Órfãos da Terra”), Kaysar Dadour venceu a Dança dos Famosos 2019. A temporada que se encerrou neste domingo (22), no entanto, deixa um legado que vai bem além do figurino, da coreografia, do figurino ou da cenografia, sempre impecáveis no quadro do programa.

Como bem disse a jornalista Bárbara Sacchitiello, do Meio & Mensagem, no Twitter, “o Faustão é entretenimento, a Dança dos Famosos é entretenimento, a TV de domingo é entretenimento, mas dois negros e um refugiado sírio na final de um quadro falando das dificuldades deles e dando uma mensagem forte é algo MUITO importante e valioso num País como esse.”

Ao final das performances e já com as notas fechadas, mas ainda não conhecidas pelo público, cada um ganhou um mini Arquivo Confidencial na linha “Esta é Sua vida”, com amigos e parentes falando sobre Dandara Mariana, Jonathan Azevedo e Kaysar Dadouyr, todos com histórias complexas.

Foi Jonathan, menino adotado e criado em favela, sobre quem foram relatados episódios que nós brancos nem imaginamos sobre racismo e perseguições policiais a negros, que puxou um belo discurso sobre as histórias de superação dos três.

“Somos os sonhadores que transformamos e vamos transformar o nosso país, o nosso país vai ser transformado com amor e luz”

E deu o mais precioso dos conselhos que alguém pode dar no meio de um show de auditório de largo alcance: “pais, botem seus filhos para estudar”.

Parece e deveria ser óbvio, mas não é, principalmente neste momento de polarizações, de contestações a cientistas e teorias científicas, de desprezo à informação e à cultura. Além disso, um recado útil sempre será mais eficiente se o espectador estiver tomado pela emoção, e isso é o que não faltou nesse desfecho.

Não me lembro de ter testemunhado um final de Dança dos Famosos tão comovente.

Valeu cada passinho.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione