Roteirista que já passou pelos programas “Tudo Pela Audiência”, de Fábio Porchat e Tatá Werneck, e “Vai que Cola”, além de ter assinado séries como “Samantha”, da Netflix, Rafael Lessa assina artigo especialmente para o TelePadi sobre os novos rumos da diversidade em Hollywood (leia aqui), com base no Big Date.
E aproveita para fazer suas apostas nas seis princiapais categorias do 73º Emmy Awards, que acontece neste domingo (19), o que vale destacar aqui, onde lembramos também os finalistas em outras modalidades.
A TNT transmite a premiação, agora de volta com tapete vermelho, a partir das 20h30, com Michel Arouca e Aline Diniz na exibição da TV.
Com mestrado em roteiro pela Universidade Columbia, Lessa cursa, no momento, um MBA na University of Southern California (USC).
Abaixo, ele comenta quem deve ganhar e quem merece ganhar o prêmio da vez entre os melhores atores e séries de comédia e drama.
Melhor Série Drama
Indicados:
- “The Boys”
- “Bridgerton”
- “The Crown”
- “The Handmaid’s Tale”
- “Lovecraft Country”
- “The Mandalorian”
- “Pose”
- “This Is Us”
Vai ganhar: “The Crown”
Merece ganhar: “The Crown”
Apesar de as três últimas temporadas terem ganhado 10 Emmys, “The Crown” nunca levou o prêmio principal. Deste ano não passa: a 4ª temporada foi a melhor até agora, e sem a concorrência de “Sucession”, o caminho está limpo para a série ser finalmente consagrada.
‘The Crown’
Melhor Série Comédia
Indicados:
- “black-ish”
- “Cobra Kai”
- “Emily in Paris”
- “The Flight Attendant”
- “Hacks”
- “The Kominsky Method”
- “PEN15″
- “Ted Lasso”
Vai ganhar: “Ted Lasso”
Merece ganhar: “PEN15”
Não há como parar o campeão de indicações (20): “Ted Lasso” tem tudo para prevalecer nas categorias de roteiro, direção e atores coadjuvantes. E como é refrescante assistir a uma série de comédia genuinamente engraçada após dramédias terem prevalecido em anos anteriores. Mas se a Academia quiser realmente ousar, premiaria “PEN15”, do Hulu, série criada pelas atrizes Anna Konkle e Maya Erskine, que também estrelam nos papéis de adolescentes de 13 anos, sendo que elas, na realidade, têm mais de 30.
‘Ted Lasso’
Melhor Atriz Comédia
Indicadas:
- Tracee Ellis Toss – “black-ish”
- Jean Smart – “Hacks”
- Allison Janney – “Mom”
- Aidy Bryant – “Shrill”
- Kaley Cuoco – “The Flight Attendant” – Kaley Cuoco
Vai ganhar: Jean Smart, por “Hacks”
Merece ganhar: Keley Cuoco, por “The Flight Attendant”
A veterana Smart é uma das preferidas da Academia e também está indicada como melhor atriz coadjuvante em minissérie. Mas é nessa modalidade que é favorita, apesar de dividir o protagonismo da série com a novata Hannah Einbinder. Apesar de Jean Smart ser a favorita sentimental, foi Keley Cuoco quem provou que não é mais só a moça divertida de “The Big Bang Theory” e deu tudo de si como a aeromoça alcóolatra na primeira temporada de “Flight Attendant”, que seria a favorita a ganhar como melhor comédia, caso “Ted Lasso” não existisse.
Melhor Atriz Drama
Indicadas:
Vai ganhar: MJ Rodriguez, “Pose”
Merece ganhar: MJ Rodriguez, “Pose”
A favorita ainda é Emma Corrin, que incorporou Lady Di não só através da incrível semelhança física, mas sobretudo dando tudo de si na conturbada trajetória emocional da princesa. Mas minha aposta é em Mj Rodriguez porque é a temporada final da série e, logo, a última chance de a academia premiar a atriz e fazer história. Com a vitória inesperada de Zendaya ano passado, o Emmy já provou que gosta de surpreender.
Melhor Ator Drama
Indicados:
- Regé-Jean Page – “Bridgerton”
- Jonathan Majors – “Lovecraft Country”
- Matthew Rhys – “Perry Mason”
- Billy Porter – “Pose”
- Josh O’Connor – “The Crown”, Sterling K. Brown “This Is Us”
Vai ganhar: Billy Porter, “Pose”
Merece ganhar: Josh O’Connor, “The Crown”
Porter ganhou pela primeira temporada de “Pose” e agora tem grandes chances de ganhar pela última, já que seu personagem foi o eixo emocional da reta final da série que rompeu barreiras em Hollywood. Porém é Josh O’Connor, que teve a ingrata tarefa de colocar humanidade no Príncipe Charles, quem merece o prêmio: fazer o público simpatizar nem que por um segundo com o príncipe hesitante mostra o quão bom ator é o britânico, que já havia se destacado no filme cult “God’s Own Country”.
Melhor Ator Comédia
Indicados:
- Anthony Anderson – “black-ish”
- Michael Douglas – “The Kominsky Method”
- William H. Macy – “Shameless”
- Jason Sudeikis – “Ted Lasso”
- Kenan Thompson – “Kenan”
Vai ganhar: Jason Sudeikis, por “Ted Lasso”
Merece ganhar: Jason Sudeikis, por “Ted Lasso”
Sudeikis vem dominando todos os prêmios de melhor ator da temporada e o Emmy será sua consagração. Não tem como não se apaixonar pelo adorado Lasso, que poderia ter caído na caricatura nas mãos de um ator sem a mesma complexidade de Sudeikis, veterano do programa “Saturday Night Live”. O seu concorrente mais próximo é justamente outro veterano do “SNL”: Kenan Thompson, que pela primeira vez estrela uma série como protagonista. Seu Emmy seria mais uma vitória da diversidade.