Coreógrafo japonês ensina técnicas de equilíbrio e tensão a atores da Globo
Matéria central para o trabalho do ator, o corpo, administrado sob equilíbrio, tensão e controle, é o alvo do bailarino e coreógrafo japonês Tadashi Endo, contratado pela Globo para ensinar técnicas preciosas ao seu elenco.
O profissional esteve na emissora pela segunda vez, por iniciativa da área de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, a chamada DAA, para ministrar o workshop Butoh-Ma, com a participação de nomes como Daniel de Oliveira, Camila Queiroz, Vivianne Pasmanter, Thiago Lacerda, Rodrigo Simas, Marina Moschen e Bruna Linzmeyer.
De acordo com a técnica, o mínimo de movimentos faz com que a expressão dos sentimentos e situações cresça em intensidade. Manter o equilíbrio entre energia, tensão e controle torna-se mais importante do que se preocupar com a forma e a estética dos movimentos.
Os atores puderam participar de dinâmicas de tempo e ritmo, variação espacial dos movimentos, os pés como único órgão de visão e percepção, a transformação de imagens em movimento e as diferentes qualidades de energia.