Criador da premiada série ‘The Handmaid’s Tale’, Bruce Miller virá ao Rio para evento de audiovisual
Ainda inédita no Brasil – ou ainda inédita fora do circuito pirata – a premiada série “The Handmaid’s Tale” motivou a vinda de seu criador, Bruce Miller, para o R2C – RioContentMarket. A série de Miller, que também assina como produtor executivo e roteirista do título (o chamado “showrunner”) acumula estatuetas de Melhor Série de Drama e Melhor Atriz (Elizabeth Moss) no Globo de Ouro 2018, mais oito Emmy Awards e três Critics’ Choice Movie Awards.
Miller falará no Rio2C sobre sua carreira e o projeto de “The Handmaid’s Tale”, série baseada no livro de mesmo título de Margaret Atwood, disponível nos Estados Unidos na plataforma Hulu, onde a segunda temporada é esperada ainda para este ano.
No Brasil, a série tem estreia prevista para março, pelo canal Paramount Channel, como “O conto da aia”.
O ENREDO
“The Handmaid’s Tale” vem muito a calhar com o momento atual, num cenário em que a relevância da mulher na sociedade tem sido tão discutida. A história simula um futuro próximo, em que as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por causa da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos e a uma guerra civil, estabelece-se o governo totalitário da República de Gileade, uma teonomia cristã que domina o território que um dia já representou os Estados Unidos.
A sociedade é organizada por líderes que criam um regime militarizado, hierárquico e fanático, com novas castas sociais, nas quais as mulheres são brutalmente subjugadas e, por lei, não têm permissão para trabalhar, possuir propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler. A infertilidade mundial resultou no recrutamento das poucas mulheres fecundas remanescentes em Gileade, chamadas de “servas” (Handmaid). Elas são designadas para as casas da elite governante, onde devem se submeter a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e ter filhos para aqueles homens e suas respectivas esposas.
Elizabeth Moss é June Osborne, renomeada como Offred (De Fred), serva atribuída à casa do Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e de sua esposa Serena Joy Waterford (Yvonne Strahovski). Ela está sujeita a regras rigorosas e a uma vigilância constante: uma palavra ou ação imprópria pode levar à sua execução. Offred, que tem o nome de seu mestre masculino, assim como todas as Handmaids, pode se lembrar do “tempo de antes”, quando era casada com uma filha e tinha seu próprio nome e identidade, mas tudo o que ela pode fazer com segurança agora é seguir as regras de Gileade na esperança de que algum dia possa viver livre e se reunir com sua filha novamente.
A vinda de Miller é obra de Carla Esmeralda e equipe, responsáveis pela curadoria do RioContentMarket, que este ano chega à sua 8ª edição com novos conteúdos. A mudança da sigla para Rio2C (Rio Criative Conference) embute agora música e inovação, abrindo parte de sua programação para o público.
O evento será de 3 a 8 de abril, agora trocando a bela vista do Hotel Windsor Barra pelo gigantismo pouco acolhedor da Cidade das Artes, na Barra. É bem verdade que aquelas salas do Windsor há muito já ficaram pequenas para o RioContent, mas uma vantagem do aperto era a chance de esbarrar em tantos profissionais do ramo presentes no congresso, que inclui rodadas de negócios e pré-estreias.
A edição do ano promete dar atenção a conteúdos desenvolvidos para Realidade Virtual, voltados não só para a indústria do Entretenimento, mas também da Educação, movimentando a economia em diversos setores.
No sábado (7) e no domingo (8), haverá programação aberta ao público, com shows, lançamentos de filmes e séries, competições de eSports, experiências de conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, além de um festival de food trucks.
Mais informações no site da Rio2C e nas redes sociais do evento: https://rio2c.com/