É dia de revanche na novela das 9: Joyce resgata o marido dos braços da ‘outra’
Glória Perez não tem dado espaço para barrigas (períodos em que nada acontece numa novela) em “A Força do Querer”. A cada semana, movimenta pelo menos dois dos vários assuntos elencados em sua história. Nesta segunda, acionado o susto que deverá frear o vício de Silvana (Lilia Cabral) no jogo, a autora já deu a deixa para outra virada no capítulo desta terça, 15, quando Joyce (Maria Fernanda Cândido) finalmente resgata as rédeas de Eugênio (Dan Stulbach), o marido tomado pela biscate da Irene (Débora Falabella). Passada a etapa do orgulho ferido, a phyna Joyce resolve retomar o homem que lhe interessa. Ele bem que tentou dizer que não queria a separação e sentia falta dela, mas, cá para nós, foi muito pouco enfático para alguém que foi flagrado num caso extraconjugal.
Enquanto o público grita do lado de cá “Acorda, Eugênio!”, Joyce supera a etapa do orgulho ferido, arruma uma passagem na mesma primeira classe onde Eugênio viajaria para a Toscana com Irene (vinganças sempre são melhor executadas quando dinheiro não é problema), instala-se ao lado do marido, após convencer outro passageiro a trocar de lugar e, como quem assovia para um cãozinho, consegue minar os planos de lua de mel da “outra”.
Quando já está dentro do avião com ele, procurando seu lugar, é surpreendida pela chegada de Joyce (Maria Fernanda Cândido), que comprou a passagem com assento ao lado do ex-marido. “Com licença, esse lugar é meu”, ela diz, mostrando o bilhete. Pasma, a arquiteta não responde nada e Joyce chama o comissário de bordo. Irene levanta, atordoada, e vai para o seu lugar, enquanto a socialite senta ao lado de Eugênio, também pasmo. Joyce, a princípio, fica na dela, mas logo começa a dizer o que está fazendo ali. “Essa noite eu tinha duas escolhas, Eugênio: um anel de noivado ou pegar esse avião!”, conta, deixando-o ainda mais perplexo. “Você me surpreende”, ele diz, enquanto Irene avisa que conseguiu que o rapaz ao lado dela trocasse de lugar com ele. Eugênio pede para ela esperar e a arquiteta insiste. “Estamos bem aqui, Irene!”, grita Joyce, que neste momento segura as mãos de Eugênio.
“Não estamos?”, ela questiona. “Você me deixou totalmente atordoado, Joyce…”, diz o advogado, tentando absorver o que está acontecendo. “Eugênio!”, insiste Irene, mais uma vez. “Você tem esse segundo para dizer se está no avião de volta ou no avião de ida. Se estiver indo, troque de lugar! Se estiver voltando, seu lugar é aqui!”, determina Joyce. “Você sabe que eu não queria esse divórcio! Você quis… E nunca escondi isso da Irene… ela sabe que eu não queria me separar de você”, diz o advogado, e Joyce segura novamente a mão dele, entendendo a resposta como um sim. Eugênio tenta se explicar com Irene, mas Joyce não deixa e responde quando ela pergunta se ele não vai mesmo sentar ao lado dela. “Ele já disse que não. Você não ouviu?”, diz, enfática. “Espere o troco Joyce!”, diz Irene para si, irada.
É desse vaivém que se alimenta uma boa novela. Mas Glória Perez segue acionando a engrenagem de outros temas, com a questão da sexualidade de Ivana (Carol Duarte) em primeiro plano nas próximas semanas.