É ficção, mas poderia ser a vida do Neymar: ‘Galera FC’ estreia na TNT
O nome do jogador é Elton Júnior. Visado em campo, ele sofre marcação cerrada, cai, machuca-se, e a torcida vibra. Craque brasileiro aclamado, Elton ganha muito dinheiro para jogar na Inglaterra, mas é louco para voltar ao Brasil e, para tanto, quer pendurar as chuteiras.
O sobrenome Júnior e o fato de ele ser tratado pela imprensa como um menino mimado nos remetem ao craque da vida real Neymar Júnior. E o roteiro transforma em ficção o delicioso imaginário popular sobre os bastidores de uma figura como esta.
A mãe, que já foi pobre e não quer voltar a passar aperto financeiro, fica desesperada e chama os dois amigos que dividem com ele a torcida e as intermináveis festas com belas mulheres: a matriarca quer ajuda deles, que vivem no bem-bom graças ao astro do futebol, para ajudá-la a convencer o filho a aceitar um novo e generoso contrato oferecido pelo dono do clube onde ele joga.
Essa é a premissa de “Galera FC”, série em 8 episódios de 30 minutos cada, com exibição de dois episódios por semana, que estreia nesta segunda-feira (10), pelo canal TNT, às 21h30. Produzido pela Fábrica, o título tem criação assinada por Luiz Noronha, João Paulo Horta e Renato Fagundes.
Sim, a ideia é ótima, mas, tendo assistido aos dois primeiros episódios, posso adiantar que a realização é ainda melhor. A produção tem ritmo e organicidade, honrando a embocadura dos diálogos, a atuação do elenco e a montagem dos capítulos, com apoio de criações gráficas que auxiliam na apresentação dos personagens.
Maicon Rodrigues vive Elton. A mãe, Idalice, se apresenta na voz da ótima Dadá Coelho, mais que comediante, uma atriz com domínio de cena para além do riso. Flávio Pardal é Júlio, o agente do craque. Léo Bahia faz o Pança, e Bernardo Marinho, o Truco, parças de Maicon. André Luis Miranda é Welton, o irmão do protagonista.
Campeão do BBB 18, o sírio Kaysar Dadour vem gostando do exercício de atuar e interpreta um preparador físico também usado pelo dono do time como espião de Elton.
O enredo aproveita para sacanear, no melhor sentido, a cobertura esportiva, por meio de uma mesa redonda onde algumas barbaridades são ditas com aquela eloquência que só os locutores têm. Lá estão os comediantes Ricardo Pipo, Victor Leal e Jovane Nunes.
Mais séria é a repórter Carolina (Carol Garcia), que foge do tom de bajulação dedicado pelos profissionais da TV às estrelas do esporte e vai direto na canela de seus entrevistados, com perguntas contundentes.
É claro que um roteiro como este não dispensaria uma Maria Chuteira que posa de primeira-dama, mas aqui ela é apresentada por uma leitura bem contemporânea: Natália Rosa interpreta Sara Jane, uma namorada que sabe aproveitar o posto, que ela sabe ser passageiro, para amealhar seguidores em suas redes sociais e fazer o seu “publi”, como os influenciadores digitais chamam as ações publicitárias que encabeçam no Instagram.
“Galera FC” vai ao ar todas as segundas, às 21h30, com episódios duplos, e vale estar na plateia.