Elas controlam os homens do Porta dos Fundos
Coletivo de humor todo feito por homens, ainda mais após a saída da chefa Thereza Gonzales, que assumiu novo cargo nos estúdios Viacom (gigante de mídia que é sócio majoritário do grupo), o Porta dos Fundos será dominado por garotas ao menos ao longo deste mês, em razão do Dia Internacional da Mulher.
Dominado é modo de dizer, não chega a tanto, que Antonio Tabet, Gregório Duvivier, Fábio Porchar, Ian SBF e João Vicente de Castro continuam na área e muito presentes diante das câmeras. Mas o mês reúne uma série de vídeos roteirizados apenas por mulheres. São esquetes escritas por por Manuela Cantuária, Nathalia Cruz e Julia Tavares, a fim de exaltar o estrogênio na composição do riso ali produzido.
Soube agora, por ocasião da efeméride e por informações enviadas pela assessoria de imprensa do Porta, que apesar da predominância da testosterona na tela, a empresa, fundada por cinco homens, tem 70% de seu quadro composto por mulheres, com cinco entre nove postos de liderança, a saber: Erika Dias (chefe de planejamento), Marcia Zanelatto (chefe de roteiro), Thais Fontes (chefe no departamento financeiro) e Niara D’avila e Clara Machado (produtoras).
“O Porta nasceu para a renovação, e o interesse na inclusão e celebração de vozes femininas me empolga”, diz Marcia Zanelatto. “Além disso”, continua, “nossa linguagem é tão eficiente e consolidada que não se limita a um gênero ou classe social, ela pode ser confortavelmente ocupada pelas mulheres e pelas personagens femininas. Aliás, a acidez do Porta é muito propícia para abordar assuntos femininos há tanto tempo guardados a sete chaves.”
Fundado por Tabet, Porchat, Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF em 2012, o Porta nasceu da frustração de seus integrantes em não ter espaço na TV para contar as piadas que gostariam.
Hoje, o grupo tem um Emmy Internacional de Comédia, pelo Especial de Natal “Se Beber, Não Ceie”, parceria com a Netflix, é o maior canal não infantil do YouTube Brasil, com mais de 5 bilhões de visualizações e 16 milhões de inscritos, tem uma franquia no México, séries feitas em parceria com o Facebook e agora um reality show em fase de inscrições pelo YouTube Originals.
Isso sem falar nos vários braços de cada um com séries no canal Comedy Central, programas no GNT e na HBO, além de atuações solo em vários canais.