Em alta por entreter os pequenos na quarentena, Galinha Pintadinha lança canal para mães
A Galinha Pintadinha resolveu ouvir as mães de seu público fiel. Fenômeno para crianças na internet, hoje com mais de 21,5 milhões de inscritos, a franquia criou um canal que dá voz às principais responsáveis, de modo geral, pela sua clientela. Foi criado um espaço para mães, o Ninho das Mães, que nada tem a ver com animação. Ali estão depoimentos, angústias, alegrias ou não das progenitoras, que em boa parte acompanham os filhos na audiência dos canais ou que delegam à ave a missão de entreter um pouco as suas crias enquanto trabalham ou respiram um bocadinho.
O conteúdo para mães é inesgotável, como mostra o programa Papo de Mãe, criado na TVE e valorizado pela TV Cultura, apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza. Além de o papel materno puxar uma gama infinita de assuntos, há a renovação do público-alvo; sempre haverá uma criança nascendo e crescendo e uma mãe no mesmo estado, quando não multiplicando suas crias.
O Ninho de Mães tem 12 episódios de dez minutos cada na primeira temporada lançada no YouTube. No total, 30 mães foram entrevistadas para compartilharem suas ideias e visões sobre os mais variados assuntos relacionados à maternidade, como amamentação, mercado de trabalho, parto, puerpério, entre outros.
De quebra, os donos da marca da Galinha alcançam um faturamento que a produção infantil lhe restringe: a publicidade em conteúdos para crianças tem várias restrições, algo que inibe bastante a rentabilidade dos milhões de visualizações da animação. Ao falar com adultos, no caso, as mães, a grife tem seus vídeos abertos a todos os anunciantes, sem limitações.
Galinha, o fenômeno
Os vídeos da Galinha Pintadinha, um dos maiores fenômenos da internet brasileira, cresceram 34% no Brasil desde o início do isolamento, indo de 12 milhões para 16 milhões de visualizações diárias.
Os acessos somam cerca de 250 mil usuários por mês no aplicativo, disponível em cinco idiomas, com 27% de progresso nos downloads após o início da quarentena.
A Galinha Pintadinha, canal base da franquia, passou de 12 milhões de views para 16 milhões após as recomendações de isolamento. A marca também liberou seu conteúdo no aplicativo, via iOS e Android por 30 dias, desde 4 de abril.
Longe do tom documental do novo canal de mães, os vídeos e clipes musicais da animação que deu origem a essa indústria estão disponíveis no Netflix, no canal Nat Geo Kids, na Amazon Prime, no aplicativo iOS e Android, e diariamente no SBT, dentro do Bom Dia & Cia.
De 2010 até agora, o aplicativo da Galinha Pintadinha registrou 55 milhões de downloads, sendo 50 milhões na versão Android e 5 milhões em iOS. Disponível em português, espanhol, inglês, italiano e francês, o aplicativo foi baixado em 224 países diferentes e tem cerca de 250 mil usuários ativos, que utilizam o app ao menos uma vez por mês.
O objetivo é dar protagonismo às mães no debate a respeito de diversos assuntos relacionados à maternidade. Por meio de entrevistas com diversas mulheres, foi possível ouvir suas opiniões, experiências e pontos de vista sobre assuntos importantes, como amamentação, mercado de trabalho, parto, puerpério, entre outros.
Dessa forma, a proposta é informar, debater e expandir a rede de apoio das mães, permitindo que elas possam acessar um conteúdo interessante, tirar dúvidas, obter conhecimento e encontrar auxílio nesse momento especial não só de outras mulheres, como da própria personagem marcante na vida de seus filhos.
“Depois de uma década produzindo conteúdo educativo e divertido para crianças, entendemos que é hora de a Galinha Pintadinha direcionar um conteúdo especialmente para as mães, que também são grandes fãs da personagem”, explica Miguel Moreira, diretor de marketing da Bromélia Produções.