Grupo Globo contrata consultoria de tecnologia e promove executivos
O Grupo Globo contratou uma consultoria internacional de tecnologia para acelerar um processo já em andamento, que visa a unir todos os braços do conglomerado em uma só empresa. Por meio de comunicado distribuído a funcionários e colaboradores,o presidente executivo do grupo, Jorge Nóbrega, informa a contratação da “Accentura, líder mundial em consultoria de tecnologia e transformação empresarial”.
O texto anuncia a movimentação de alguns profissionais, a começar por Rossana Fontenele, atual diretora-geral de Planejamento e Gestão da TV Globo, que assumirá a posição de diretora-geral de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, subordinada diretamente a Nóbrega.
“As equipes de consultores e dos nossos profissionais de diferentes áreas e empresas irão trabalhar em diversas frentes, a partir da nossa visão comum de grupo. O resultado final será a transformação da TV globo, Globosat, Glob.com, DGCORP e Som Livre em uma única empresa, mais ágil e mais forte”, diz.
Maior grupo de mídia do país, a Globo começou relativamente há pouco tempo o processo de unir forças entre as empresas abrigadas sob o guarda-chuva da família Marinho. Entre as ações mais visíveis “a olho nu”, digamos assim, estão as produções que têm comunicado a TV linear aberta, responsável pela grande fama da companhia, a produções dos canais Globosat e da plataforma de streaming da grife, a Globoplay, atualmente em plena transformação para a distribuição de conteúdos exclusivos e internacionais.
Durante muito tempo, a TV aberta, incontestável soberana do grupo, assumiu uma postura de superioridade e pouca disposição em contagiar os outros braços da casa com sua grande audiência – exceção feita só à Som Livre, ramo fonográfico da franquia Globo, que sempre bebeu da fonte da Globo aberta.
Agora, diante da necessidade de contemplar um consumidor ávido por tantas telas e conexões, manter o isolamento entre as empresas do grupo seria contraproducente – para não dizer arriscado à saúde do negócio, que vem sofrendo forte sombra de grupos internacionais em circulação por aqui, a começar pela Netflix. Dito isso, a Globo pretende aproveitar ao máximo a comunicação entre os serviços oferecidos e a rentabilidade do conteúdo original e adquirido.
Eis a íntegra da nota:
Caros colegas,
O Grupo Globo tem uma história vitoriosa de transformações e mudanças. Ao longo de seus 93 anos de existência, criamos empresas e negócios, enfrentamos e vencemos dificuldades, inovamos, erramos e aprendemos com nossos erros. Mudar e evoluir, portanto, é parte do que somos.
Como vocês todos sabem, os negócios de mídia estão se transformando aceleradamente no mundo todo. Queremos estar à frente dessas mudanças e ser um exemplo de empresa bem-sucedida no novo cenário. Já estamos há algum tempo trabalhando em diversas iniciativas que levam a novas formas de atuar e representam um trabalho conjunto de nossas empresas e profissionais. Quero destacar quatro frentes que exemplificam esse processo:
Projeto Esportes, liderado por Roberto Marinho Neto, que tem por objetivo definir um novo modelo de gestão de esportes para TV Globo e Globosat, buscar integrar a produção de conteúdo esportivo (fábrica de esportes) e gerir esportes com uma visão de resultados e de conjunto.
Projeto de inteligência & Publicidade Digital, liderado por Eduardo Schaeffer, que visa organizar uma área central de inteligência e comercialização dos ativos digitais produzidos pela TV Globo, Globosat e Som Livre, baseada em dados e conhecimento do consumidor.
Projeto OTT/NovoGloboplay, liderado por João Mesquita, que vai oferecer em uma plataforma de distribuição única, diretamente ao consumidor, um amplo serviço de vídeo com conteúdos produzids pela TV Globo ew pela Globosat, além de conteúdos internacionais.]
Projeto Uma Só Tecnologia, liderado por Rossan Fontenele, que esta´organizando a tecnologia como uma função única e integrada para TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e DGCORP.
Esse conjunto de projetos mostra uma direção: integrar equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos negócios e buscar novas receitas. Queremos, agora, acelerar e tornar mais robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. mas também vamos criar novos negócios, aproveitando as oportunidades que a tecnologia e o conhecimento do nosso consumidor nos propiciam.
Estamos lançando, hoje, um ambicioso programa que chamamos de Uma Só Globo (usando o título do projeto bem-sucedido já utilizado pela TV Globo, agora aplicado ao nosso conjunto de empresas). Para nos ajudar nessa tarefa, contratamos a Accentura, líder mundial em consultoria de tecnologia e transformação empresarial. As equipes de consultores e dos nossos profissionais de diferentes áreas e empresas irão trabalhar em diversas frentes, a partir da nossa visão comum de grupo. O resultado final será a transformação da TV globo, Globosat, Glob.com, DGCORP e Som Livre em uma única empresa, mais ágil e mais forte.
Vamos atuar em duas frentes ao mesmo tempo na melhoria e aperfeiçoamento de nossos negócios e atividades atuais e na criação de novos negócios. A partir da nossa visão de futuro, vamos criar objetivos concretos e mensuráveis, que serão trabalhados de forma estruturada por equipes mistas e consultores e profissionais da casa, produzindo soluções a serem imediatamente aplicadas. O programa deve durar três anos.
Com o objetivo de liderar o programa Uma Só Globo, indiquei a Rossana Fontenele, atual diretora-geral de Planejamento e Gestão da TV Globo. Rossana assumirá desde já a posição de diretora-geral de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, subordinando-se diretamente a mim.
Na nova função, ossana será responsável por todos os projetos do Programa Uma Só Globo, que começam a ser criados em outubro. Continuará respondendo pelo projeto Uma Só Tecnologia e apoiará a implantação dos atuais pro projetos Globoplay, Esportes e Publicidade Digital, cujos líderes continuarão subordinados a mim. Rossana vai acumular o novo cargo com suas atuais funções na TV Globo até o fim do ano.
Na sua estrutura a partir de janeiro, Rossana contará com Raymundo Barros, atual diretor de Tecnologia da TV Globo, que passará a liderar a nova estrutura integrada de tecnologia, com Cristiane Delecrode, atual diretora corporativa de Planejamento e Controle, e com Cintia Moraes, atual diretora de Planejamneot Estratégido da DGCORP.
As empresas TV Globo, Globosat, Som Livre, bem como as demais áress da DGCORP, seguem subordinadas a mim, assim como a Editora Globo/Infoglobo/Valor Econômico e o Sistema Globo de Rádio. Esas duas últimas, no entanto, não farão parte nesse momento do Programa Uma Só Globo.
Estamos fazendo um grande investimento no nosso presente e no nosso futuro. Os próximos três anos serão um período de muita efervescência e de muitas oportunidades de aprendizado e crescimento para todos,. Quer convidar cada um de vocês a participar dessa construção, trazendo seus conhecimentos, sua dedicação e sua capacidade de colaborar e aprender.
Jorge Nóbrega
Presidente Executivo