ESPN e Globo valorizam a maratona das maratonas: a maternidade
Não há maratona maior do que a maternidade, e digo com conhecimento de causa.
Neste domingo em que se celebra o Dia das Mães, os produtores de esporte na TV valorizam a data e a figura materna em pelo menos dois programas: uma série especial no SporsCenter, da ESPN, e reportagens especiais no Esporte Espetacular, da Globo.
O SportsCenter exibirá entre esta sexta-feira (7) e domingo (9) a série especial “Olhar de Mãe”. O primeiro episódio vai ao ar às 15h e às 20h, contando a história de Marlusa Freire, mãe dos lutadores Patricky e Patrício Pitbull, campeão da categoria peso-pena e leve do Bellator.
Com filhos profissionais de MMA, a produção destaca o apoio de Marlusa aos dois e a aflição de ver as crias de que mamãe tão bem cuidou na porradaria do octógono: “Depois que eles ganham que eu vou assistir”, diz ela, sábia.
Rosicléia Campos, atual técnica da Seleção Brasileira feminina de Judô, é o foco do segundo episódio da série e vai ao ar nas edições do SportsCenter no sábado, às 10h, às 15h e às 20h. Após conseguir o ouro inédito com Sarah Menezes em Londres 2012, Rosi decidiu que era o momento de se tornar mãe. A reportagem mostra como ela concilia os treinamentos para a Olimpíada de Tóquio com os gêmeos Ana Clara e Mateus.
O terceiro e último episódio, exibido no domingo, Dia da Mães, contará a história de Tamires, lateral do Corinthians. Integrante fundamental de uma das equipes mais vencedoras do futebol nacional, Tamires teve dificuldades no início de carreira por se tornar mãe ainda aos 21 anos. Agora, aos 33, é cotada para representar o país em Tóquio, com o sonho de pendurar a medalha de ouro no peito de seu filho, Bernardo.
Na Globo, o Esporte Espetacular traz, também no domingo, uma entrevista que a repórter Joanna de Assis, que está grávida, fez com a centroavante Cristiane, uma das maiores jogadoras de futebol da seleção brasileira. No último 26 de abril, Cristiane celebrou o nascimento de Bento, filho de seu casamento com a advogada Ana Paula Garcia. A jogadora conta como estão sendo os dias em casa após a chegada do bebê.
A edição também contará com depoimentos de atletas que tiveram auxílio fundamental de suas mães para brilharem na carreira. Entre os personagens, a skatista Rayssa Leal, a “Fadinha”, que aos 13 anos está em vias de disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos em uma modalidade que irá estrear em Tóquio.