Exclusivo: métricas do Google apontam que busca por notícias atinge nível mais alto desde 2004
Material exclusivo obtido pelo TelePadi com o Google acusa o crescimento explosivo de interesse do público por notícias na TV, mas as buscas norteadas pelo segmento da notícia permitem dizer, segundo o maior portal de pesquisas no mundo, que o assunto atinge nesta temporada o seu nível mais alto desde 2004.
Ao observar a divisão semanal dos dados de busca, nota-se que o crescimento passa a ocorrer a partir da primeira semana de março.
Além da procura pelo termo “notícia” estar crescendo, o interesse de busca pelos principais programas de jornalismo televisivo também dispararam desde o início de março no Brasil, sendo que a pesquisa sobre alguns telejornais mais que dobraram neste mês em comparação a fevereiro.
Abaixo, publicamos os telejornais brasileiros que foram mais buscados no Brasil desde 1º de fevereiro. A seguir, temos outro ranking: os dos noticiários de TV que mais cresceram nesse período.
É essencial informar que este estudo do Google não tem a ver com a audiência da TV, embora justifique parte de seu êxito, claro, mas refere-se basicamente às buscas de pesquisa no portal de pesquisas.
O estudo exclui ainda noticiários de esportes, de variedades (como Mais Você, A Tarde é Sua, Encontro) e estritamente policiais, como Balanço Geral, Brasil Urgente e Cidade Alerta.
Vamos aos mais procurados:
-
Fantástico (Globo)
-
Jornal Nacional (Globo)
-
Jornal Hoje (Globo)
-
Domingo Espetacular (Record)
-
Roda Viva (TV Cultura)
-
Bom Dia Brasil (Globo)
-
Jornal da Band (Bandeirantes)
-
Jornal da Globo (Globo)
-
Hora 1 (Globo)
-
Jornal Anhanguera (*) (TV Anhanguera-GO)
O pico de interesse de busca pelo Fantástico desde 1º de fevereiro é 9 de março. O dia de maior interesse de busca pelo Jornal Nacional é 19 de março e desde então o interesse pelo jornal segue em alta.
(*) o Jornal Anhanguera, quase uma zebra nessa lista de noticiários de rede, é da TV Anhanguera, retransmissora da Globo em Goiânia, onde trabalha o apresentador Waldemar Neto, contaminado com o Covid-19.
Abaixo, estão os telejornais que mais cresceram em março, em relação a fevereiro, novamente excluindo esportes, programas policiais e de variedades:
Telejornais com maior crescimento em março/2020 vs fevereiro/2020 |
|
Programa |
Crescimento |
Globo News em Pauta (GloboNews) |
185% |
Café com Jornal (Band) |
121% |
Jornal Nacional (Globo) |
114% |
Fantástico (Globo) |
96% |
Roda Viva (TV Cultura) |
95% |
Jornal da Globo (Globo) |
74% |
SBT Notícias (SBT) |
72% |
Repórter Record Investigação (Record) |
53% |
Jornal Anhanguera (TV Anhnaguera/Globo-GO) |
51% |
Leia mais:
É de filmes e jornalismo o maior consumo de TV durante a quarentena