‘Fábrica de Casamentos’ pode ganhar versões internacionais em breve

Num movimento inverso ao que estamos habituados a praticar na seara dos reality shows, o “Fábrica de Casamentos”, programa da Formata com criação brasileira, deve ganhar em breve versões fora do país.
A terceira temporada, que estreia neste sábado, dia 6, no SBT, e dia 15 no Discovery Home & Health, servirá de modelo para a inclusão do título no catálogo que a Daniela Busoli, sócia da Formata, apresentará na MipCom, uma das maiores feiras de TV do mundo, em outubro, em Cannes, na França.
Mesmo antes de ser oferecido ao mercado internacional, o “Fábrica de Casamentos” já desperta o interesse de duas distribuidoras, uma de Lisboa e outra de Hollywood.
Sucesso comercial, com fila de anunciantes para entrar em cena, o “Fábrica” também serve ao Discovery Home & Health como conteúdo para cumprir cota de produção nacional, dentro das três horas e meia semanais da faixa nobre exigidas por lei nos canais pagos distribuídos no Brasil.
Programas como “Bake off Brasil”, “MasterChef Brasil” (também vistos na Discovery Home & Health), “De Férias com o Ex” (MTV Brasil) e “Chegadas e Partidas” (GNT), por exemplo, não entram nas cotas de produção nacional porque são formatos criados fora do país, não considerados brasileiros pela Lei da TV paga (embora empreguem profissionais e empresas brasileiras nas produções de suas versões locais).
O SBT e a Discovery são sócias na produção do programa, cujo formato pertence à Formata.
Sob o comando de Carlos Bertolazzi e Chris Flores, o “Fábrica de Casamentos” ganhou um cenário fixo na sede do SBT, na Anhanguera, facilitando toda a engenharia das festas de casamento produzidas para a ocasião. Agora, o salão de festas fica em casa.
A 3ª temporada do título estreia neste sábado, às 22h15, no SBT, e dia 15 no Discovery H&H, às 21h20.