Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Filho busca torturador dos pais no documentário ‘Em Nome dos Pais’, que estreia na HBO Mundi

Miriam Leitão e o filho, Matheus Leitão, diretor do documentário / Divulgação

Nesses tempos em que o aval a crimes cometidos por torturadores vem de cima, com direito a homenagens, e que tanta gente é capaz de negar a ditadura na História recente do Brasil, a HBO Mundi nos presta um grande serviço ao coproduzir o documentário “Em Nome dos Pais”. Adaptado do livro do jornalista Matheus Leitão, a produção busca o delator e o torturador dos pais, ambos jornalistas, do autor durante a ditadura.

O pai é Marcelo Netto e a mãe, Miriam Leitão, um dos alvos prediletos de bolsonaristas, que insistem em tratá-la como “terrorista” e a ela atribuem, mentirosamente, ações armadas durante o período da ditadura militar no Brasil. Seus opositores tentam usar da arma que cabe a quem não tem argumentos, sem que isso signifique, aqui, desmerecer o valor de quem lutou contra o regime ditatorial de armas nas mãos (mas este, definitivamente, nem foi caso de Miriam).

Jornalista especializada em economia da Globo e do jornal O Globo, Miriam também era agredida por petistas e apontada como defensora dos interesses do patrão no governo anterior,de modo que ser apontada como vilã do atual governo é quase um prêmio para um jornalista, figura que, por essência, busca fazer questionamentos a quem quer que seja no uso de algum cargo público.

Baseada no livro homônimo do filho dos personagens aqui em foco, a série documental realizada em parceria com a Boutique Filmes acompanha, ao longo de quatro episódios, sua busca pelo delator e pelo torturador de seus pais, presos durante o regime militar.

Estreia em 4 de março, às 20h, no canal HBO Mundi.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione