Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Fora do comum na Globo, comercial pentecostal ganha vez na emissora

Imagem de comercial exibido no intervalo do Bom Dia Brasil / Reprodução

A Globo exibiu no último intervalo do Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (12), um comercial da Igreja Cristã Maranata, chamando o público a acompanhar a exibição de um evento, segundo informa a legenda, gravado em novembro passado.

“Olá, eu quero te fazer um convite todo especial”, diz o apresentador. “Neste fim de semana, um programa feito pra você e toda a sua família. A Igreja Cristã Maranata realizou um grande evento, com uma mensagem muito adequada para este momento pelo qual todo o planeta está passando. E neste fim de semana, vamos transmitir o evento na íntegra, para que você entenda o plano de Deus. Domingo, às 10h30 da manhã, nas nossas plataformas digitais”.

Na tela, um aviso anuncia: “3ª Grande Proclamação – Trombetas e festa: O Senhor Jesus Vem!”

A Igreja Cristã Maranata segue orientação pentecostal e tem sede na pequena cidade de Vila Velha, no Espírito Santo.

No Twitter, houve espectador que pensou estar no canal errado,  em razão do conteúdo nada comum para a emissora. A única programação religiosa que sempre teve lugar na Globo é a missa católica no início das manhãs de domingo, às 6h25, há anos celebrada pelo padre Marcelo Rossi, e não é, até onde se saiba, um conteúdo pago, como acontece com a programação religiosa, invariavelmente evangélica, dos outros canais.

Não que seja um pecado a Globo exibir publicidade de cunho religioso, mas aceitar comercial que fuja tanto de seus padrões indica considerável mudança de política da casa nesse terreno.

OUTRO LADO

Consultada sobre os critérios para exibir conteúdo pago religioso na sua programação, a Globo informou, por meio de sua equipe de Comunicação, que “a veiculação de campanhas de teor religioso nos intervalos está prevista no Manual de Práticas Comerciais da empresa”. A emissora explica que só serão aceitos filmes comerciais que convidem para eventos, e não que preguem mensagens religiosas em si.

Eis a nota enviada ao blog ao fim da tarde da sexta-feira (12):

“A veiculação de campanhas de teor religioso nos intervalos da TV Globo está prevista no Manual de Práticas Comerciais da empresa. No documento, que consolida as melhores práticas, normas legais e éticas que regem as atividades comerciais da companhia, fica claro que: ‘As mensagens de ofícios religiosos limitar-se-ão a convidar fiéis para eventos e serviços litúrgicos, bem como à divulgação dos respectivos local, data e hora’ – tal qual o conteúdo do filme publicitário veiculado na manhã de hoje.”

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione