Galã de ‘O Direito de Nascer’ ganha versão distópica na peça ‘Kanibálya For All’
Projeto dedicado à leitura dramática de peças teatrais em geral inéditas, o Cena 10 apresenta nesta terça, no Teatro Augusta, em São Paulo, o texto “Kanibálya For All”, do jornalista e dramaturgo mineiro Wesley Vieira.
Antenadíssimo em teledramaturgia, Vieira batiza seu protagonista como Albertinho Lee Monta, uma versão absolutamente inspirada no galã de um clássico do folhetim, “O Direito de Nascer”, do cubano Felix Caignet, que ganhou várias versões no rádio e na TV, onde foi vista pela primeira vez aqui em 1964, pela Tupi.
É que Albertinho Lee Monta é descrito como alguém muito parecido com Albertinho Limonta.
Na peça, ele é apresentado pouco antes do casamento, ostentando chapéu panamá, cigarro de palha e terno xadrez lilás. Seu par é Barbarela de Bourbon, figura traduzida como “linda com vestido rendado e anágua transparente”.
Após o casamento, a surpresa: eles não podem ter filhos porque a mocinha na verdade é homem. Recorrem a uma controversa técnica e conseguem, enfim, realizar o sonho de terem um herdeiro. No entanto, a guerra chega trazendo a fome, o ódio e os delírios. A história se passa em mundo distópico – no passado ou no futuro, ninguém sabe -, e aborda a miséria humana, transitando na tênue linha entre a loucura e a razão.
No elenco, estão Walkiria Ribeiro, Daniel Satti e Juan Manuel Tellategui, sob direção de Edgar Benitez.
Nascido no município de Conselheiro Lafayete, o autor da peça é editor-chefe da Revista “Olhaí”. Seu texto, “Kanibálya for all”, é o primeiro a ser apresentado em São Paulo.
Após a leitura, como e de praxe no “Cena 10”, atores, autor e diretor abrem um debate com a plateia sobre a obra ali apresentada.
O “Cena 10” nasceu em 2017, a partir do desejo dos dramaturgos Vitor de Oliveira, Carlos Fernando Barros, Tarcísio Lara Puiati, Denio Maués e Marcos Ferraz, de realizar leituras públicas de seus textos inéditos. O quinteto convidou outros cinco colegas e assim surgiu o projeto, que emplaca sua 2ª temporada no Teatro Augusta e é realizado quinzenalmente às terças, sempre às 20 horas com entrada franca.
A abertura da atual temporada teve como convidado especial o dramaturgo Alcides Nogueira, com seu clássico texto “Pólvora e Poesia”. A próxima temporada será aberta em agosto, com texto de Walcyr Carrasco.
SERVIÇO:
O que? Kanibálya for all (Cena 10 – Leituras teatrais)
Onde? Teatro Augusta (Rua Augusta, 943 – Cerqueira César, São Paulo – tel. (11) 3231-2042
Quando? Terça, 05/06, às 20 horas.
Quanto? Entrada Gratuita