Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Globo corrige informação defasada sobre Covid na novela

Magno (Juliano Cazarré) e Lídia (Malu Galli) se beijam, sob o pretexto de que já tiveram Covid / Reprodução

A Globo incluiu um aviso ao final do capítulo de “Amor de Mãe” desta sexta-feira (19), para reforçar que mesmo quem já teve Covid-19 pode ser reinfectado.

Na época em que os capítulos inéditos foram gravados, entre agosto e novembro, prevalecia a percepção de que quem já havia sido infectado não poderia ser novamente contaminado pelo vírus. Esse conceito tornou-se defasado de lá para cá, com a reinfecção de antigos contaminados, inclusive pela proliferação do vírus em novas cepas.

As cenas entre Magno (Juliano Cazarré) e Lídia (Malu Galli), atestando que ambos poderiam se beijar por já terem tido Covid, equivale a desinformar a população.

Mesmo considerando que a novela é uma obra de ficção, ela não pode, diante de uma pandemia, proliferar informações falsas, ainda mais porque se pretende apresentar como uma obra realista contemporânea, tendo até incorporado máscaras e toda a discussão sobre a pandemia.

Por isso, a emissora resolveu incluir o aviso ao fim do capítulo desta sexta, alertanto: “Mesmo quem já teve Covid-19 pode ser reinfectado e deve manter todos os cuidados. Quando esta novela foi gravada, não havia conhecimento científico sobre essa possibilidade”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione