Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Globo ’empresta’ João Falcão para nova série no canal Arte 1

O diretor e roteirista João Falcão esmiúça o processo de uma montagem teatral, sob a perspectiva do elenco / Reprodução de tela
Roteirista e diretor contratado da Globo, João Falcão ganhou a licença de um dia por semana, e nada mais, para gravar um programa de TV fora da firma. Disposta a mostrar todo o processo de montagem de uma peça teatral, da leitura com os atores até a mies-en-scène no palco, a série “Teatro No Ato” estreia neste domingo, às 22h, no canal Arte 1, do grupo Bandeirantes.
Cada um dos oito episódios tomou apenas um dia da semana e teve de ser gravado, em dia único, no Teatro Ipanema.
A participação de alguns atores também sofreu restrições impostas pela Globo. Atores contratados da Globo só puderam participar sob a condição de não aparecer nas chamadas para a série no Arte 1 nem de ter seu nome estampado com destaque em qualquer publicidade sobre a série.
A produção é da Cine Group e a edição é caprichada, com todo o processo de discussão da compreensão do elenco, junto com o diretor, do texto a ser encenado.
Em 2010, Falcão fez para a Globo a série “Clandestinos”, que tinha uma pegada de “Glee”, com audições com atores testados no palco e avaliados por uma pequena bancada.
Agora, cada um dos oito episódio traz o texto de um autor diferente, elenco variado e muitas novas apostas de Falcão. O repertório inclui Molière (“O burguês ridículo”), Nelson Rodrigues (“Vestido de noiva”), Pirandello (“Assim é se lhe parece”, na tradução de Millôr Fernandes) e “A dona da história”, do próprio Falcão.

A estreia será com “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, na tradução de Geraldo Carneiro.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione