Globo evita menção ao SBT no ‘Fantástico’
Em matéria promocional pela estreia da minissérie ‘Nada Será como Antes’, no ‘Fantástico’, Tadeu Schmidt e Polyana Abritta pedem que o casal protagonista da produção, também casado na vida real, Murilo Benício e Débora Falabella, prove o conhecimento de um sobre a trajetória do outro.
Perguntam a Débora qual foi o primeiro personagem de Murilo na TV. Ele mesmo responde: “Foi Fabrício”, o gari gago de ‘Fera Ferida’.” E então, quando se deveria perguntar qual foi o primeiro papel dela na TV, a questão passou a ser “qual foi o primeiro personagem dela no horário nobre”. Era uma maneira de puxar a resposta para Mel, a dependente química de ‘O Clone’. Ocorre que Débora fez dois trabalhos na Globo, inicialmente, de que pouca gente se recorda: um em ‘Mulher’, belo seriado com Eva Wilma e Patrícia Pillar, e outro em ‘Malhação’. Seu nome, no entanto, só viria de fato á tona em ‘Chiquititas’, numa versão que o SBT produziu na Argentina, em 2000, antecedendo sua volta à Globo, primeiro em uma novela das sete (‘Um Anjo Caiu do Céu’) e sua escalação, logo a seguir, para o enredo de Glória Perez, citado na conversa do ‘Fantástico’. Benício nem teria como pensar em outra resposta, mesmo porque ele fez papel de pai de Mel naquela ocasião.
É uma bobagem? É. Não tem grande importância. É justamente por isso que a tentativa da Globo de omitir um trabalho em outro canal incomoda. É louvável ouvir Marcelo Adnet e Marcius Melhem defendendo que podem falar de tudo e de todos na Globo, inclusive citar a concorrência, como se a Globo tivesse mudado muito. Mudou. Mas nem tanto. A menção a atos e figuras da concorrência continua restrita aos espaços de humor, só como motivo de riso ou embalado na ideia de homenagem, mesmo quando citar o outro canal parece algo quase natural.
Pouco antes, no início da tarde, Márcio Garcia recebeu Rafael Vitti como um dos convidados do ‘Tamanho Família’. O novo galã da Globo levou consigo o pai, João Vitti, ator que estreou na Globo também como galã, em ‘Despedida de Solteiro’ (1992), o irmão, Francisco Vitti, que estreou na tela na última temporada de ‘Malhação’, e seu avô materno, Auderi, que trabalhou na Globo nos bastidores, nos anos 60. Rafael falou da mãe em algumas ocasiões do programa, mas seu nome não veio à tona: Valéria Alencar, afinal, é atriz de ‘A Terra Prometida’, da Record.